Colóquios > Colóquio Internacional Arquivos de Psicanálise > Itens > Apresentação

Fragmentos, traços, marcas da Psicanálise: apresentação
Carmen Lucia Montechi Valladares de Oliveira. 


Realizado na PUC-SP em agosto de 2004, o Colóquio Internacional Arquivos da Psicanálise reuniu personalidades de algumas das correntes historiográficas mais representativas do freudismo, oriundas principalmente do campo acadêmico. Generosamente, elas aceitaram trazer os resultados de suas pesquisas, de seus arquivos, dos quais temos a honra de publicá-los na sua quase totalidade e seguindo a ordem da organização do evento. Assim, através dos textos das Conferencias e Mesas Redonda, o leitor poderá vislumbrar a diversidade de formulações e interpretações sobre essa historia, nos seus diferentes olhares, concepções e filiações distintas, por vezes mesmo divergentes.

Além do Colóquio, o evento contou também com uma Mostra de Filmes e uma Exposição de fotos sobre os primeiros tempos da psicanálise no Brasil.1 Essas atividades foram realizadas no quadro do meu programa de pós-doutoramento, desenvolvido no Laboratório de Psicopatologia Fundamental do Programa de Estudos de Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC de São Paulo, financiado pela FAPESP. Assim, sou profundamente grata a Manoel Berlinck pelo acolhimento caloroso e pela confiança que permitiu que juntos pudéssemos realizar este evento.

O agradecimento é extensivo aos colegas do Laboratório de Psicopatologia Fundamental da PUC-SP, que de diferentes maneiras participam desse esforço de resgatar registros da saga freudiana. Ele se estende igualmente aos colegas da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental pelo apoio e patrocínio de parte das atividades, e à Livraria Pulsional que se responsabilizou pela sua divulgação.
Foi a primeira vez que um evento desta natureza ocorreu no âmbito da Universidade, o que mostra o vigor da disciplina nesse espaço, ao mesmo tempo em que reflete o crescimento do interesse dos jovens pesquisadores pela memória desse saber. Arquivos da Psicanálise foi também uma maneira de reafirmar o lugar dessa disciplina na Universidade.

Sua realização deve-se igualmente à iniciativa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica, e em particular aos esforços da Profa Dra Denise Ramos Gimenez.

Mas ele não teria ocorrido sem a obstinação de toda uma Equipe que com muito afinco trabalhou para a sua realização. Gostaria de agradecer em particular a dedicação dos membros da comissão de trabalho : Emanuel Mariano Tadei, Lou Muniz Atem e Marciela Henckel.

Nossa intenção ao realizá-lo é de contribuir para um projeto mais amplo de reconstrução de Arquivos da Psicanálise, nas suas diferentes maneiras de olhar, catalogar e interpretar a história da Saúde Mental no Brasil e tendo a Universidade como depositária dessa produção.

São Paulo, outubro de 2007.    

__________________________
1A exposição Colóquio Internacional Arquivos da Psicanálise encontra-se disponível no site

http://www.psicopatologiafundamental.org.br