Revistas > Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental > Volumes > Volume 13, Número 3, setembro de 2010

EDITORIAL

Literatura e psiquiatria

Quando em 2005 foi criada, por iniciativa do Profes- sor George Christodoulou, a Seção “Literatura e Psiquiatria” da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA), durante a Assembleia Geral do Congresso realizado no Cairo no verão desse ano, deu-se um passo importante dentro da empresa intelectual que pôs em destaque a vinculação entre a Medi- cina Mental e as Humanidades. O tema, entretanto, não era novo e está presente desde a própria concepção da especia- lidade. Nas palavras de Philippe Pinel: “Poucos objetos na medicina são tão fecundos como a mania (no sentido anti- go, como sinônimo de ‘loucura’) em pontos de contato nu- merosos, em aproximações necessárias entre essa ciência, a filosofia moral e a história do entendimento humano”, ideia que contém o germe do que agora se considera seu caráter de “encruzilhada” entre a biologia e as Humanidades, entre a medicina e a história das mentalidades e, sobretudo, sua condição de fenômeno social.

Héctor Pérez-Rincón

Artigo Completo 



ARTIGOS

Análise do desamparo de uma menina de cinco anos

Neste artigo apresentamos o método de trabalho desenvolvido em um ambulatório público especializado no atendimento psicanalítico de crianças, relatando o caso clínico de uma menina de cinco anos. Este estudo mostra a importância de uma metodologia específica para o tratamento psicanalítico da criança, onde a criança e os seus pais são atendidos pelo mesmo psicólogo, em horários diferentes. As conclusões apontam a relevância desta modalidade de atendimento para a saúde mental da criança.
Palavras-chave: Psicanálise de criança, ambulatório público, atendimento aos pais

Diana Dadoorian
Fernanda Hamann de Oliveira
Viviane Chan

Artigo Completo 



Estudos psicanalíticos sobre anorexia: quando se come “nada”

O artigo argumenta contra a ideia defendida por profissionais da saúde e da mídia de que a anorexia seria uma nova patologia. Rastreia nas obras de Freud e de Lacan suas principais contribuições ao estudo do tema, demonstrando, com exemplos clínicos, o laço entre a libido oral e a pulsão de morte, bem como a recusa do sujeito a satisfazer o Outro da demanda, sustentando-se no limite entre o prazer do desejo e o gozo da privação.
Palavras-chave: Anorexia, libido oral, pulsão de morte, gozo

Betty B. Fuks
Vera Pollo

Artigo Completo 



Surgical treatment of obesity: some considerations on the transformations of the eating impulse

This study aims at understanding the alteration of the eating impulse arising after bariatric surgery. Hunger is transformed after surgery, with satiety being quickly achieved, but not the sensation of satiation. There is an evident misunderstanding between hunger as non-satiety and as dissatisfaction, with anguish emerging as the resulting affect, which surgery does not correct. In-depth psychological treatment is crucial as the surgery creates new emotional demands for the patient.
Key words: Bariatric surgery, obesity, psychoanalysis, qualitative method

Ronis Magdaleno Júnior
Elinton Adami Chaim
Egberto Ribeiro Turato

Artigo Completo 



Narrativa de pacientes psicóticos: notas para um suporte metodológico de pesquisa

Este artigo discute algumas concepções de narrativa e seu uso como aporte metodológico para pesquisas qualitativas junto a pacientes psicóticos, ilustrando a proposta por meio de trechos da narrativa de entrevista realizada junto a uma paciente psicótica. Aponta-se o entendimento do trabalho narrativo como uma possibilidade de mediação entre o vivido e a linguagem socialmente estabelecida, destacando sua potencialidade em restituir aos sujeitos a autoria de discursos que os envolvem.
Palavras-chave: Narrativa, psicanálise, psicose, método de pesquisa

Lilian Miranda
Rosana Teresa Onocko Campos

Artigo Completo 



A arte de morar… na Lua: a construção de um novo espaço de morar frente à mudança do dispositivo asilar para o Serviço Residencial Terapêutico

Em instituições que funcionam sob a lógica da desinstitucionalização existe um número significativo de pacientes que permanecem nos hospitais psiquiátricos. A implantação dos Serviços Residenciais Terapêuticos tornou- se uma das principais estratégias da reforma psiquiátrica. A partir do estudo de um caso clínico e os enfrentamentos encontrados neste trabalho, no que tange a passagem da internação ao SRT, aponto para a necessidade de uma escuta clínica que propicie a invenção de um espaço subjetivo que permitirá alguma circulação entre os dispositivos.
Palavras-chave: Psicose, psicanálise, desinstitucionalização, Serviço Residencial Terapêutico

Tania Kuperman Sztajnberg
Maria Tavares Cavalcanti

Artigo Completo 



SAÚDE MENTAL

Artigo

Avaliação e evidência clínica na saúde mental

Este artigo apresenta o tema da “avaliação e evidência clínica” e sua relevância no atual cenário italiano da saúde mental. O tema é discutido a partir do método da “Construção do caso clínico” que vem sendo desenvolvido na Escola de Especialização em Psiquiatria da Universidade de Milão. A prática de apresentar e discutir os casos é um meio de avaliar a qualidade de uma equipe e de estimular a melhoria do serviço, sendo, ainda, um instrumento capaz de demonstrar que é possível uma avaliação que inclua a singularidade do sintoma como eixo da clínica.
Palavras-chave: Psicanálise, avaliação, caso clínico, saúde mental

Carlo Viganò

Artigo Completo 



HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA

Artigo

Criminologia, Antropologia e Medicina Legal. Um personagem central: Leonídio Ribeiro

Apresentação da trajetória de Leonídio Ribeiro, em especial a sua abordagem do homossexualismo como representativa das concepções fundantes do campo da criminologia nas primeiras décadas do século XX no Brasil. 
Palavras-chave: Leonídio Ribeiro, criminologia, medicina legal, homossexualismo, escola Nina Rodrigues

Guilherme Gutman

Artigo Completo 



Ensaio

Ciência. Homossexualismo e endocrinologia

A inversão sexual, problema sem solução que acompanha o homem, desde os tempos mais remotos, era assunto que não podia ser tratado, em público, por ser contrário aos bons costumes e à moral.

Leonídio Ribeiro

Artigo Completo 



RESENHA DE LIVROS

Tentativa frustrada de assassinato da psicanálise

Advirto o leitor de que é preciso ter muito fôlego ou terminará a leitura desse livro completamente ofegante. A escrita de Agnès não deixa espaço para que o leitor se perca em seus devaneios ou salte algumas páginas. O ritmo da narrativa repercute a tensão, a expectativa e a pressa em concluir. A temporalidade que ela imprime ao texto não é do pensamento, é a da ação. É um livro que desperta, convoca, impele a agir. Composto de sete partes, dois anexos e extensa bibliografia, foi prefaciado pelo filósofo Bernard Henri- Lèvy.

Tania Coelho dos Santos

Artigo Completo 



“Ele não tem xoxota!”: a lógica do falo ou a lógica da diferença?

O campo conceitual do feminino tem se mostrado como a grande oportunidade de renovação, ou mesmo de revolução, para a reflexão psicanalítica. Ele é vetor para a denúncia da manutenção da fraude do paradigma falocên- trico, marca totêmica aparentemente incontornável do pen- samento freudiano, figura basilar ainda hoje na mainstream do universo psicanalítico.

Noemi Moritz Kon

Artigo Completo 



RESENHA DE ARTIGOS

Como nascem as classificações

Sempre nos pareceu acertada a frase de Norman Sartorius – então diretor da Divisão de Saúde Mental da OMS – na introdução ao capítulo referente aos transtornos mentais e de comportamento da CID-10: “Uma classificação é um modo de ver o mundo de um ponto no tempo”. To- davia, a frase de Sartorius parece sutilmente contradita pelo próprio es- pírito da classificação que o seu texto se propôs a introduzir.

Guilherme Gutman

Artigo Completo 



LEIA TAMBÉM

Artigo Completo

CAPA / COVERCapa: Teresa BerlinckImagem da Capa: Rosângela Dorazio, Ausentes, 2004; Gravura sobre fotografia; 40cm x 60cm.