Revistas > Latin American Journal of Fundamental Psychopathology Online > Volumes > Volume 3, Número 2, novembro de 2006

Ficha Editorial 

Editorial 

1. Algunas consideraciones sobre la experiencia de atención de la crisis en un hospital general


Ada Jimena García Menéndez, Natalia Cristiá, Juliana Lacour, Milena Marro, Martín Chasset e Nicolas Linares


En este texto se aborda la problemática de la atención en situaciones de crisis subjetivas, tomando como punto de partida una experiencia en el Servicio de Salud Mental de un hospital general. Se intenta dilucidar el concepto de crisis en psicoanálisis, el cual no queda subsumido a la noción de urgencia psiquiátrica. Dado que las crisis subjetivas han sido atendidas históricamente en hospitales psiquiátricos – frecuentemente en estrategias de hospitalización –, el dispositivo de atención de la crisis constituye una alternativa de intervención que sigue los principios de la desmanicomialización. Hacia el final, se proponen algunas consideraciones éticas respecto de nuestra práctica y de los efectos institucionales de las intervenciones.


Palabras clave: crisis subjetiva, urgencia psiquiátrica, psicoanálisis, hospital


Artigo completo          Autor

Recebido em 10 de junho de 2006
Aceito em 30 de junho de 2006
Revisado em 20 de outubro de 2006

2. Representaciones sobre psicologia y psicoanalisis de los agentes judiciales


Marta Gerez Ambertín

Se enuncian los pasos de una investigación en desarrollo referida a las concepciones que sobre los informes periciales, sostienen los agentes del poder judicial.

Palabras Claves: pericias, representaciones, psicología, psicoanálisis


Artigo completo          Autor

Recebido em 3 de setembro de 2006
Aceito em 25 de setembro de 2006
Revisado em 20 de outubro de 2006

3. Recorte de melancolização e luto em um caso de histeria clássica a partir da re-significação de episódios de pseudo-epilepsia

Henrique Figueiredo Carneiro, Andréa Frota Sampaio Figueiredo e Wládia Guimarães Pereira

Este trabalho apresenta um estudo de caso de uma paciente de 37 anos, atendida no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade de Aquiraz, Estado do Ceará, Brasil. Tem como objetivo a caracterização do discurso da paciente em uma posição histérica, entendido a partir de uma leitura psicanalítica, destacando um aporte clássico da histeria que sobrevive à montagem do discurso de nossa época. A paciente esteve em atendimento no (CAPS) durante dois anos. A técnica utilizada no processo psicoterápico foi o método psicanalítico de associação livre. Os resultados obtidos foram: o espaçamento das crises pseudo-epilépticas como conseqüência da re-significação de sua relação com a maternidade e o estabelecimento de melhores relações sociais com a família, além do seu retorno aos estudos.


Palavras-chave: Histeria; psicanálise; melancolização, pseudo-epilepsia


Artigo completo          Autor

Recebido em 9 de agosto de 2006
Aceito em 28 de agosto de 2006
Revisado em 20 de outubro de 2006

4. Introdução da subjetividade na abordagem da “criança-problema”: um método da psicanálise aplicada ao mal-estar na educação

Ana Lydia Santiago e Maria Lúcia Castanheira


O presente artigo apresenta os resultados da aplicação de uma metodologia desenvolvida em uma experiência interdisciplinar para a investigação da “criança-problema”. Esta metodologia consiste no estudo e na construção clínico-psicanalítica de cada caso de aluno considerado um verdadeiro desafio para a equipe pedagógica da escola, em função, não apenas das dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita, como do comportamento perturbador e inadequado junto aos professores e colegas de sala. A pesquisa foi realizada em escolas da rede pública e privada à Belo Horizonte, Minas Gerais. A partir análise dos dados coletados procede-se à construção clínico-psicanalítica do caso, que é apresentada ao corpo docente da instituição e tem como conseqüência uma mudança no olhar dos profissionais da escola sobre a criança. Os professores se despojam das identificações que, até então, alienavam o aluno ao pior e resignificam acontecimentos vividos na sala de aula a partir da própria história da criança. A queda dessas identificações favorece o trabalho cotidiano junto os alunos. Verifica-se a eficácia de uma metodologia que inclui a subjetividade na avaliação da dificuldade, evitando-se a exclusão do escolar.


Palavras-chave: criança-problema, problemas de aprendizagem, subjetividade, inclusão, Psicanálise.


Artigo completo          Autor

Recebido em 13 de setembro de 2006
Aceito em 28 de setembro de 2006
Revisado em 20 de outubro de 2006

5. Pensando sobre as especificidades da clínica psicanalítica com adolescentes

Luciana Gageiro Coutinho


O artigo trata das especificidades do atendimento psicanalítico a adolescentes, partindo das questões e impasses presentes no caso da jovem homossexual atendida por Freud, dentre os quais pode-se destacar: a demanda situada inicialmente na família, o trabalho com a transferência na adolescência, a questão do acting out e da passagem ao ato. Em seguida, propõe algumas diretrizes para a psicanálise de adolescentes hoje, tais como: a importância de desvincular a demanda familiar da demanda do sujeito adolescente; a necessidade do trabalho eventual com pais; as dificuldades e a relevância do manejo da transferência; a apropriação do sintoma, o situar-se diante do seu desejo e do seu ato como referências na direção do tratamento; a questão do término da análise na adolescência.


Palavras-chave: adolescência, clínica psicanalítica, demanda, transferência, ato.


Artigo completo          Autor

Recebido em 3 de julho de 2006
Aceito em 27 de julho de 2006
Revisado em 20 de outubro de 2006

6. Entre a Mãe ideal e a Medicina ideal: síndrome de Münchhausen transferida, um transtorno factício

Adela Stoppel de Gueller


O trabalho analisa artigos de revistas especializadas de pediatria e psiquiatria que tratam da síndrome de Münchhausen transferida. Contextualiza-se historicamente o transtorno para interrogar os determinantes discursivos que deram lugar a essa configuração. Procura-se desmistificar o pressuposto do instinto materno sobre o qual se apóia e situar a relação mãe-filho como resultado de um laço simbolicamente construído.


Palavras-chaves: Síndrome de Münchhausen transferida, transtorno factício, psicanálise, medicina, relação mãe-filho


Artigo completo         

Autor

Recebido em 18 de julho de 2006
Aceito em 16 de agosto de 2006
Revisado em 20 de outubro de 2006

7. Satisfação autística, isolamento e autismo: da constituição psíquica à psicopatologia

Maria Izabel Tafuri


Considerando-se a tendência atual dos sistemas de classificação em descrever o estado de isolamento de um bebê como sinal de Transtorno Autista torna-se necessário discutir essa categoria de classificação para vislumbrar os desafios a serem superados. Uma grande maioria dos profissionais tende a descrever o estado de isolamento em bebês como um déficit primário a ser alocado na categoria dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. A descrição do estado de isolamento do bebê como um déficit permanente conduz a uma implementação de intervenções terapêuticas fechadas que não levam em conta as capacidades psíquicas do recém-nascido. Neste texto, procura-se definir, a partir da teoria freudiana, o isolamento como uma capacidade psíquica a ser fundada pelo ser, desde a saída do útero e, não apenas, como um estado psicopatológico relacionado ao Autismo.


Palavras chaves: autismo, isolamento, capacidade psíquica e psicopatologia


Artigo completo         

Autor

Recebido em 6 de setembro de 2006
Aceito em 26 de setembro de 2006
Revisado em 20 de outubro de 2006

8. A relação terapêutica em busca de uma humanologia

Andrés Eduardo Aguirre Antúnez


Este artigo é um depoimento clínico no qual o autor elabora um diálogo com a sensibilidade clínica de Donald Winnicott, a compreensão empática de Eugène Minkowski e com o comunitário poético em Pablo Neruda, respectivamente, quanto aos encontros terapêuticos, o ímpeto vital e o destino comum dos homens. O autor relaciona a dois breves relatos de experiência clínica com uma criança e sua mãe e com uma paciente adulta e propõe uma forma de compreender a clínica realizada com esses casos. Nesse depoimento não utiliza construtos teóricos para explicar as vicissitudes desta clínica, mas uma fenomenologia do vivencial, no qual se aventura em busca de uma humanologia na clínica.


Palavras chaves: psicoterapia, fenomenologia, poesia


Artigo completo        

 Autor

Recebido em 24 de maio de 2006
Aceito em 9 de junho de 2006
Revisado em 20 de outubro de 2006

9. Afetos e linguagem entre corpos e máquinas: biotecnologia, afetação traumática e processos de subjetivação

Marisa Schargel Maia


As pesquisas biotecnológicas não têm retorno e marcham com velocidade, tornando fundamental, para além da “militância” discursiva, a análise de algumas questões sociais, filosóficas, psicológicas e econômicas aí implicadas. Tomando como referência a teoria psicanalítica, propomos uma reflexão sobre possíveis implicações existentes entre os processos originários de subjetivação e as novas tecnologias da imagem.


Palavras chaves: biotecnologias, bioética, subjetivação e afetação traumática


Artigo completo          Autor

Recebido em 14 de junho de 2006
Aceito em 29 de junho de 2006
Revisado em 20 outubro de 2006

10. Identidades e identificações na contemporaneidade

Clara Virginia de Queiroz Pinheiro e José Clerton de Oliveira Martins


No presente artigo queremos ressaltar a dimensão cultural do processo de constituição da identidade. Partimos da seguinte indagação: a constituição da identidade diz respeito ao indivíduo como unidade autônoma ou à natureza social da experiência humana? Na análise dessa questão procuramos, inicialmente, situar a visão racionalista e essencialista da noção de identidade que marca a perspectiva cartesiana. Em seguida, estabelecemos a idéia freudiana do inconsciente, bem como, a tese foucaultiana sobre as relações de poder, as quais rompem com a concepção de identidade como um a priori da experiência humana. A partir daí desenvolvemos o ponto de vista da dimensão propriamente cultural dos processos de identificações, tanto no que diz respeito aos aspectos que o caracterizam como singularidade, como aqueles que definem o indivíduo por sua pertinência a uma coletividade.


Palavras chave: identidades, identificações, subjetividade, cultura


Artigo completo          Autor

Recebido em 14 de agosto de 2006
Aceito em 30 de agosto de 2006
Revisado em 20 de outubro de 2006

Nominata

Os seguintes Consultores Externos emitiram comentários de artigos para o Volume 6, número 2, novembro de 2006:


 
Betty Bernardo Fuks (PUC-RJ)
Clerton Martins (UNIFOR)
Edilene Freire de Queiroz(UNICAP)
Gisálio Cerqueira Filho (UFF)
Henrique Figueiredo Carneiro (UNIFOR)
Junia de Vilhena (PUC-Rio)
Leônia Teixeira (UNIFOR)
Leda Fischer Bernardino (PUC-Paraná)
Manoel Tosta Berlinck (PUC-SP)
Marta Gerez Ambertín (Universidad Nacional de Tucumán y Universidad de Buenos Aires)
Marta Regina de Leão D’Agord (UFRS)
Paulo Roberto Ceccarelli (PUC-MG)
Sérgio de Gouvêa Franco (UNIP)
Vera Lopes Besset (UFRJ)
Virgínia Moreira (UNIFOR)