Revistas > Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental > Volumes > Volume 11, Número 1, março de 2008

Editorial (Editorial)



Ruth e Fama


Mirsa Elisabeth Delossi



Artigo Completo


A morte da clínica?


Paulo Roberto Ceccarelli

Artigo Completo


Artigos (Articles)



A reforma psiquiátrica brasileira: perspectivas e problemas


Manoel Tosta Berlinck, Ana Cecília Magtaz e Mônica Teixeira

Resumo

A Reforma Psiquiátrica Brasileira, ao engendrar novos dispositivos assistenciais e novas práticas clínicas, cria atividades práticas anteriormente desconhecidas da saúde mental. Este projeto de pesquisa pretende contribuir para o avanço do conhecimento dessas novas práticas clínicas. Para tanto, propõe a criação do Laboratório de Saúde Mental, um grupo permanente de pesquisa que reunirá trabalhadores de saúde mental para narrarem suas vivências clínicas. Pretende-se com isso: 1) construir um arquivo das vivências clínicas de trabalhadores de saúde mental; 2) transformar vivências clínicas em experiências socialmente compartilhadas; e 3) criar um banco de dados sobre as práticas clínicas no âmbito da Reforma Psiquiátrica Brasileira para uso de trabalhadores e pesquisadores.



Palavras-chave: Reforma Psiquiátrica Brasileira, saúde mental, prática clínica


Artigo Completo


Reacciones emocionales de los niños hospitalizados con quemaduras, así como de sus familiares


Gabriel Zárate Guerrero



Resumo

Los accidentes por quemaduras comportan un fuerte carácter traumático; este es aún más severo cuando el accidentado es un niño. El presente texto da cuenta del trabajo de acompañamiento psicológico y psicoanalítico desarrollado en la Unidad de Quemados del Hospital Civil de Guadalajara. Se presentan los aspectos teóricos y metodológicos que sirven de base a la intervención, pudiendo constatar la importancia de la relación transferencial, de los aspectos lúdicos, de la expresión libre de los afectos y del trabajo de equipo como factores reductores del impacto traumático del accidente.



Palabras clave: Trauma psíquico, dolor, transferencia, juego


Artigo Completo



Consciência da temporalidade e temporalidade da consciência


Mauro Maldonato

Resumo

A relação tempo-consciência tem sido negligenciada pela pesquisa científica. A temporalidade é origem e estrutura da consciência. A experiência temporal não pode ser abordada com clareza apenas pela pesquisa empírica, mas, para que se tente sua compreensão, solicita uma indagação conceitual  transdisciplinar. O presente artigo procura traçar um painel das indagações mais relevantes nesse âmbito, a começar pela husserliana reflexão fenomenológica sobre a estrutura e a consciência do tempo, para chegar aos mais recentes estudos empíricos que procuram mapear as áreas e estruturas cerebrais na origem de uma determinada experiência. O estudo, no entanto, mostra a inadequação de descrições meramente instrumentais, e aponta a necessidade de se apreender a natureza da passagem do nível neurônico para o nível mental para explicar o fenômeno consciência. É preciso, portanto, investigar os complexos mecanismos de realização da consciência, que têm como fundamento a temporalidade imanente, o fluxo de vida no qual surge a consciência originária do tempo. Para tanto torna-se necessário alcançar um ponto de observação privilegiado, capaz de abarcar conceitualmente as diversas facetas da concretização da consciência; o autor afirma a necessidade de uma pesquisa transdisciplinar que envolva, ao menos, filosofia, psicologia e neurofisiologia. 

Palavras-chave: Consciência, temporalidade, experiência temporal, fenomenologia da temporalidade


Artigo Completo


Sobre os princípios da psicopatologia psicanalítica: sexuação e invenção


Tânia Coelho dos Santos

Resumo

Acredito que essa pesquisa sobre os fundamentos da psicopatologia psicanalítica contribua para atualizar os princípios da direção da cura psicanalítica, retomando-os a partir dos impasses da sexuação. Isso é importante para orientar os praticantes da psicanálise aplicada sobre o que podemos esperar – sem abrir mão dos princípios dessa prática – no âmbito dos efeitos terapêuticos. Acredito que essa discussão contribua para renovar a controvérsia sobre a diferença estrutural entre a neurose e a psicose na contemporaneidade.


Palavras-chave: Psicopatologia psicanalítica, pulsão, sexuação, invenção


Artigo Completo


O ato médico e a subjetividade


Paulo Roberto Mattos da Silva e Maria Silveira da Rocha

Resumo

O presente trabalho enfoca o ato médico sob o prisma de suas implicações subjetivas, discutindo, de maneira pormenorizada, os desdobramentos de uma prática que, cotidianamente, enfrenta impasses cuja importância e possibilidades de manejo são invisíveis ao olhar centrado exclusivamente nos processos biológicos de manutenção da vida. Ênfase é dada aos efeitos iatropatogênicos que tal perspectiva implica, procurando-se descortinar linhas de fuga que favoreçam a criação de alternativas mais produtivas tanto para o profissional quanto para os pacientes que demandam atenção no campo da saúde.



Palavras-chave: Psicanálise, medicina, iatrogenia, ato médico, subjetividade


Artigo Completo

Saúde mental (Mental health)



Artigo

A função da psicanálise e o trabalho do psicanalista nos Serviços Residenciais Terapêuticos


Ana Cristina Figueiredo e Ana Paola Frare

Resumo

Este artigo apresenta os Serviços Residenciais Terapêuticos como dispositivos essenciais à consolidação da reforma psiquiátrica no Brasil, e propõe uma abordagem clínica a partir da psicanálise. A função principal do psicanalista seria transmitir aos cuidadores um modo de lidar com os moradores nas situações cotidianas na casa e na rua não reproduzindo a postura tutelar característica da lógica manicomial. As principais indicações são sustentar um saber-não-saber como estratégia clínica e fazer valer os recursos subjetivos dos moradores como meios de manejar a convivência.



Palavras-chave: Serviços Residenciais Terapêuticos, psicanálise, reforma psiquiátrica, sujeito

Artigo Completo




Observando a medicina (Observing medicine)



Peter Duesberg e a relação entre o HIV e a Aids: o ponto de vista de um cientista contra o mainstream

Mônica Teixeira     

Artigo Completo



Ensaio

HIV não é a causa da AIDS

Peter Duesberg

Artigo Completo


Observando a psiquiatria (Observing psychiatry) 

Artigo

Dinâmica não-linear e psiquiatria: a natureza dinâmica das doenças mentais

Fernando Portela Câmara

ResumoA psiquiatria moderna adotou a postura reducionista de associar psicopatologia à fisiologia sináptica. Isto produziu avanços importantes na farmacoterapia dos transtornos mentais. Entretanto, a introdução de princípios da dinâmica não-linear promoveu uma mudança do enfoque sináptico para o enfoque das vias específicas patologicamente autônomas envolvidas nos fenômenos psicopatológicos. Esta tendência teve início nos anos 1990 e trouxe um conceito mais sistêmico de fisiopatologia e tratamento em psiquiatria.Palavras-chave: Psiquiatria e dinâmica não-linear, termodinâmica do não-equilíbrio e psiquiatria, doenças dinâmicas 

Artigo Completo

Medicina da alma (Medicine of the soul)

Artigo

O impossível regime das paixões da alma

Paulo José Carvalho da Silva

Resumo

Este artigo pretende analisar o lugar das paixões da alma no ideal de saúde conforme a obra Âncora medicinal para conservar a vida em saúde (1721) do português Francisco da Fonseca Henriques, médico do rei D. João V. As paixões da alma eram consideradas um dos aspectos determinantes do regime de saúde. Elas eram relacionadas ao excesso, aos limites extremos do corpo e à morte.



Palavras-chave: Paixões, saúde, regime, medicina da alma, psicopatologia


Artigo Completo


Ensaio

Das paixões da alma

Francisco da Fonseca Henriques




Artigo Completo



História psiquiatria (The history of psychiatry)

Artigo


O Esboço da psiquiatria forense, de Franco da Rocha


Francis Moraes de Almeida

Resumo

O artigo apresenta o livro Esboço de Psiquiatria Forense (1904) de Francisco Franco da Rocha (1864-1933). A obra é uma das primeiras publicações psiquiátricas brasileiras dedicadas à psiquiatria forense e apresenta uma extensa classificação das moléstias mentais proposta pelo próprio autor, com base nas classificações de Teixeira Brandão, Shüle e Krafft-Ebing, e ilustrada com exemplos de sua experiência clínica no Hospício do Juqueri, dirigido por Franco da Rocha de 1898 a 1923. O autor tem como perspectiva teórica o organicismo difuso, próprio dos adeptos da teoria da degeneração, e defende a necessidade do psiquiatra zelar pela defesa da sociedade frente aos alienados perigosos, enquanto perito na esfera jurídica.Palavras-chave: Psiquiatria forense,  psicopatologia, degeneração, defesa social, Franco da Rocha, Hospício do Juqueri 

Artigo Completo

Ensaio


Esboço de psiquiatria forense


Francisco Franco da Rocha



Artigo Completo

Resenha de livros (Book reviews)

Forjar a nação moderna e o homem brasileiro: ação e reflexividade da ciência

Ademir Pacelli Ferreira



Artigo Completo

Complexo de Édipo: novas patologias, novas mulheres, novos homens

Durval Mazzei Nogueira Filho



Artigo Completo