Revistas > Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental > Volumes > Volume 14, Número 4, dezembro de 2011

EDITORIAL

Travessia em análise: dois eus e um saquinho de culpas

Um dia escutei uma réplica vinda do divã, em forma de grunhido,]quase imperceptível, mas amuado. A analisanda protestava. Pensei que havia sido excessiva em algo, mas o quê? Acabava de me alongar um pouquinho mais em uma fala sobre a melancolia. Escorregão racional, tentativa didática, invasão do campo analítico por excesso de representações do analista? Metapsicologia é que não foi, pois produziu resistência.

Ana Cleide Guedes Moreira

Artigo completo

ARTIGOS

Clivagem mortífera e guardiã de Eros

Nossa hipótese postula a clivagem como recurso funcional radical de sobrevivência psíquica ante uma experiência subjetiva traumática. Como estratégia de adaptação à realidade traumática, a clivagem é guardiã de Eros ou da sobrevivência psíquica, como se para sobreviver fosse necessário “matar” um pedaço de si. Nosso fio condutor será essa ambiguidade que situa o clivado entre Thanatos e Eros.

Gabriela Maldonado Borges e Marta Rezende Cardoso

 Artigo completo

A crítica psicanalítica do DSM-IV – breve história do casamento psicopatológico entre psicanálise e psiquiatria

Faz-se uma análise crítica da utilização do DSM na clínica psiquiátrica a partir da psicanálise. Discutem-se as bases e o estado atual de relações entre a psiquiatria dita “biológica” e a psicanálise na pesquisa em psicopatologia. O objetivo é mostrar os profundos compromissos e as zonas de resistência entre a psicopatologia psicanalítica e a psiquiatria biológica. Demonstra-se que o DSM é o sintoma maior da supressão individual dos múltiplos discursos sobre o mal-estar.

Christian Ingo Lenz Dunker e Fuad Kyrillos Neto

Artigo completo

Eugenizer a alma: a constituição da euphrenia no projeto de hiegiene mental voltado à infância da Liga Brasileira de Hygiene Mental

O presente artigo analisa a constituição da “euphrenia” como um novo domínio para a psiquiatria brasileira na sua abordagem eugênica e higiênica da infância. A análise de saberes médicos e psicológicos acerca do psiquismo infantil no Brasil das décadas de 1920 e 1930 descortina a intensa circulação afetiva intrafamiliar como ponto de ancoragem para um projeto de normalização social, ainda centrado na eugenia, mas já atravessado por uma psicologia da adaptação.

Cristiane Oliveira

Artigo completo

Dimensions du transfert adolescent et indications thérapeutiques

Nous proposons de confronter les indications thérapeutiques de dispositifs psychanalytiques durant la période adolescente – psychanalyse, psychothérapie psychanalytique, psychodrame analytique individuel. Les dispositifs psychanalytiques constituent une des possibilités d’indication, limitée par la prévalence du maniement du transfert quand la crise d’adolescence est un moment ordinaire de labilité des manifestations pathologiques de révision des états de la structure. Les entretiens préliminaires sont alors fondamentaux pour évaluer cette indication qui sera décisive, mais qui reste néanmoins temporellement dépendante de l’engagement transférentiel de l’adolescent.

Laetitia Petit, Jean-Jacques Rassial et Patrick Delaroche

Artigo completo

Schizophrenia and violent Behavior

The aim of this study is to report the case of a woman who killed a child. After a forensic psychiatric appraisal to evaluate penal responsibility, she was considered not guilty by reason of insanity and mandatorily committed to the central forensic psychiatric hospital in the State of Rio de Janeiro, Brazil. The patient received a diagnosis of paranoid schizophrenia, based on DSM-IV-TR. She was not in psychiatric treatment and showed psychotic symptoms before the violent behavior became manifest. The study of motivational factors in homicidal behavior may provide further knowledge for understanding, preventing and treating it in such cases.

Alexandre Martins Valença, Antonio Egidio Nardi, Isabella Nascimento, Talvane de Moraes e Mauro Mendlowicz

Artigo completo

SAÚDE MENTAL

Artigo

O grupo psicoterapêutico e a interpretação na abordagem lacaniana: reflexão e redefinição de possibilidades e modos de atendimento na Saúde Coletiva

Propomos neste artigo, por meio de uma experiência prática, a apresentação e discussão acerca do grupo psicoterapêutico no referencial psicanalítico teórico e ético de Jacques Lacan com ênfase na questão da interpretação. O objetivo é a reflexão e redefinição de possibilidades e modos de atendimento no contexto da Saúde Coletiva. Com a prática aqui apresentada e analisada pretendemos dar uma pequena ontribuição a uma proposta de psicoterapia grupal fundamentada na teoria de Jacques Lacan de modo que esta possa ajudar a repensar e redefinir as formas de atendimento grupal nas práticas no âmbito da Saúde Coletiva.

Nara Pratta e Abilio da Costa-Rosa

Artigo completo

OBSERVANDO A MEDICINA

Artigo

Os experimentos da Guatemala: infecção intensional de presos, soldados e insanos pelo Laboratório de Pesquisa em Doença Venérea dos EUA

Em setembro, a Comissão Presidencial para o Estudo de Temas de Bioetica divulgou o relatório Ethically Impossible, sobre experimentos com seres humanos levados a cabo por médicos ligados ao serviço público de saúde dos EUA na Guatemala de 1946 a 1948, para testes relacionados a sífilis e blenorragia. Este artigo relata brevemente os acontecimentos de então e traduz parte do relatório, aquela que relata os experimentos realizados no Hospital Psiquiátrico Nacional.

Mônica Teixeira

Artigo completo

Ensaio

Os experimentos da Guatemala

Em janeiro de 1947, quatro meses antes do início de qualquer dos experimentos de exposição intencional na Penitenciária, e um mês antes do início de tais experimentos no Exército da Gatemala, o Dr. Cutler aconselhou o Dr. Mahoney sobre suplementar o desenho original da pesquisa para incluir experimentos “como a inoculação” no Hospital Psiquiátrico Nacional da Guatemala.

Ensaio completo

MEDICINA DA ALMA

Artigo

Lembrar para esquecer: a memória da dor no luto e na consolação

Este artigo retoma discursos da antiga tradição da consolação e outras variantes da medicina da alma para examinar a dimensão da memória especificamente no trabalho do luto. Em particular, analisa como a memória era definida, principalmente qual era a sua relação com a origem e a permanência das dores da alma e, por conseguinte, qual era a sua função nas práticas terapêuticas da primeira modernidade.

Paulo José Carvalho da Silva

Artigo completo

HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA

Artigo

Juliano Moreira e a (sua) história da assistência aos alienados no Brasil

Apresenta o texto de Juliano Moreira, que em 1905 publicou uma história da assistência aos doentes mentais no Brasil, onde relata a criação do Hospício Pedro II (o primeiro do país), descreve a assistência na capital federal e em vários estados brasileiros e comenta a primeira lei federal relativa aos alienados, publicada em 1903. Este é um documento histórico importante, escrito por um dos principais protagonistas do projeto de modernização da psiquiatria nacional, em um momento-chave para sua consolidação institucional e reconhecimento científico.

Ana Maria G. R. Oda

Artigo completo

Notícia sobre a evolução da assistência a alienados no Brasil

Descoberto e colonizado como foi o Brasil por um povo em que os bons princípios de assistência a alienados custaram a ter dedicados adeptos, seria quase utopia esperar fosse dos primeiros países a cuidar convenientemente de seus insanos. Já é mesmo motivo para desvanecimento não tivesse ele tido parte na vasta hecatombe de pobres mentecaptos com que a Europa, em nome de Cristo, deu larga mostra da alta barbaria daqueles tempos, aguilhoada pela fanática ignorância de suas massas populares.

Juliano Moreira

Artigo completo

RESENHA DE LIVROS

Em defesa da clínica

Certa vez, durante um congresso do campo lacaniano, Antonio Quinet alcunhou Christian Dunker como um epistemólogo da psicanálise, fazendo uma referência elogiosa aos esforços constantes que esse autor empreende no sentido de ampliar as significações acerca dos conceitos psicanalíticos que, quando tomados apressadamente e de forma superficial, podem levar a equívocos ou limitações. O elogio parece justo, pois, com isso, Dunker promove um salutar exercício de problematização e crítica inteligente, desta vez tornando público um trabalho de fôlego, denso e vital para a cena psicanalítica brasileira.

Leandro Alves Rodrigues dos Santos

Artigo completo

Transtornos no espectro do autismo

Além de agregar um conjunto de informações que atualizam o leitor sobre erminologias, pesquisas e intervenções relacionadas aos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), o livro o convoca ao exercício interdisciplinar, não na acepção que se refere a grupos de profissionais que atuam juntos, mas como atitude profissional, de intercomunicação entre saberes.

Silvia Cristina Rosas

Artigo Completo

MOVIMENTOS LITERÁRIOS

Cèline e a medicina

O que haveria de novo em um título como este figurando em uma revista científica internacional direcionada a questões psicopatológicas? Ela inaugura um novo espaço dentro da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental – RLPF.

Fabiano Massaro Salvador

Artigo completo

LEIA TAMBÉM

Artigo completo

CAPA / COVERCapa: Teresa BerlinckImagem da Capa: Ana Kesselring, Cindida, 2011. Acrílica sobre tela. 115 x 150 cm.