Revistas > Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental > Volumes > Volume 11, Número 2, junho de 2008

Editorial (Editorial) 



O método clínico – 3

Manoel Tosta Berlinck


Artigo Completo




Artigos (Articles)



Tempo e psicopatologia cultural das experiências traumáticas


Cláudio Lyra Bastos



Resumo


Relacionamos aqui dois aspectos fundamentais das intuições culturais sobre a passagem do tempo – a temporalidade cíclica e a contínua – com a psicopatologia e a terapêutica médica, psicológica e religiosa dos estados de estresse pós-traumáticos. 
Nas concepções culturais cíclicas do tempo, vida e morte são indissociáveis do movimento eterno do cosmos. A severidade e a persistência do trauma mental não são diretamente proporcionais à magnitude da catástrofe, mas associadas às características imaginárias e aos papéis que representam na mente. A cultura moderna tende a produzir indivíduos preparados para um mundo altamente complexo, sob pressão constante em um ritmo frenético. Quase todos os eventos devem ser antecipados, planejados ou controlados e os traços anancásticos de personalidade são bem aceitos pelas sociedades modernas. Todavia, face a eventos catastróficos, imprevisíveis, quando nada resta a fazer, esses indivíduos metódicos e organizados podem apresentar fragilidade e desespero.
Nas comunidades tradicionais as vítimas parecem capazes de suportar níveis muito altos de agressão ou sofrimento – em situações traumáticas – sem mostrar sinais proporcionais de estresse mental. Enquanto que nos estratos superiores das comunidades modernas um ato de violência, como um assalto ou um estupro, pode ter conseqüências muito sérias e duradouras, na prática diária, nos hospitais públicos, encontramos pessoas que sofreram eventos potencialmente traumáticos sem qualquer dos esperados efeitos devastadores na sua vida mental. Os rituais dissociativos periódicos podem ter algum papel na sua resiliência.


Palavras-chave: Estresse pós-traumático, psicopatologia e cultura, temporalidade e medicina, dissociação.


Artigo Completo



Do modelo asilar-manicomial ao modelo de reabilitação psicossocial – haverá um lugar para o psicanalista em saúde mental?


Nancy Greca de Oliveira Carneiro



Resumo


Da desrazão ao doente mental e ao portador de transtorno mental, embora se operem deslocamentos importantes nas Instituições de Saúde Mental, o sujeito permanece excluído. Discute-se a proposta de uma instituição que possa sustentar a lógica do não todo, do caso a caso, onde não se pode escrever o universal ou formar conjunto. Apresenta-se a psicanálise aplicada ao campo da saúde mental como uma clínica do sujeito, fundada não na diversidade, mas na singularidade de sua relação com seu desejo e seu gozo. 



Palavras-chave: Psicanálise splicada, lógica do não-todo, clínica da psicose, sujeito suposto não saber.


Artigo Completo



Los déficits del niño: a propósito del encuentro con el nucleo sexual infantil en educación especial


Maria Antonia Reyes A. Dautrey



Resumo


El niño con déficit es ese infante y su mundo subjetivo frente a dos complejidades, ante la intrincación natural a su condición específica de ser niño y junto a esto, estar sujeto a la alteridad. Dimensiones que interpelan a núcleos constitutivos de encuentro con lo infantil. La Educación Especial en México revela una orientación multidisciplinaria a vocación funcional y hasta antagónica a la que procura el saber psicoanalítico a la vida infantil. Mientras el primero promueve cierta fragmentación del niño en la cura, el segundo propugna su re-constitución íntima subjetiva como génesis tanto como sujeto.



Palabras clave: Necesidades educativas especiales, alteridad, políticas públicas, handicap


Artigo Completo





Reflexões sobre O caso de Ellen West. Um estudo antropológico-clínico, de Binswanger


Ana Cecília Magtaz e Manoel Tosta Berlinck



Resumo


O relato do caso de Ellen West ilustra de forma magistral que a questão da anorexia não está somente ligada a um problema alimentar. Revela tratar-se de um conflito entre o ego e o superego e, portanto, representa uma neurose narcísica. A severidade do superego baseia-se nas regras de cumprimento dos ideais. Quanto mais esses forem elevados, menos poderão ser satisfeitos. Geralmente, para ser objeto de investimento amoroso do superego o ego tem que se mostrar como o que não é: o ideal.



Palavras-chave: Anorexia, melancolia, neurose narcísica


Artigo Completo





Contrato narcisista e clínica do vazio


Mario Rossi Monti



Resumo


Na sociedade ocidental, a relação entre as gerações é modulada por um pacto narcisista implícito. As características desse pacto foram bem descritas por Piera Aulagnier e, antes disso, por Sigmund Freud em seu “Sobre o narcisismo: uma introdução”. Nesse ensaio, Freud descreve a atitude dos pais em relação a seus filhos. Os pais clamam para seus filhos a ab-rogação de todas as leis da natureza e da sociedade (que limitam seu próprio narcisismo). Doença, morte, renúncia ao prazer, restrições não deveriam atingir seus bebês. Seus bebês aspiram ser “Sua majestade o bebê”.
As “leis da natureza e da sociedade” são hoje muito diferentes em relação à época de Freud. Nas sociedades ocidentais, a criança realmente se tornou “Sua majestade o bebê”. Que relação existe entre esse novo pacto narcisístico e as novas formas de psicopatologia que caracterizam a sociedade ocidental? A condição borderline e a depressão endêmica têm alguma relação com essa nova condição cultural e social na infância?



Palavras-chave: Psicopatologia, depressão, narcisismo, borderline


Artigo Completo



Saúde mental (Mental health)



Artigo


Olhas-me sou: a TV a serviço do eu.


Musso Garcia Greco e Jeferson Machado Pinto



Resumo


Partindo da noção de Estádio do Espelho em Lacan, este trabalho de investigação sobre a TV Pinel – TV comunitária realizada no Instituto Phillipe Pinel, do Rio de Janeiro – tem como objetivo demonstrar os efeitos da imagem videográfica sobre a constituição do eu em pacientes psiquiátricos, na sua maioria psicóticos. 



Palavras-chave: Estádio do espelho, olhar do Outro, TV Pinel, identificação imaginária


Artigo Completo






Observando a medicina (Observing medicine)



Risco de suicídio é preocupação de agência dos EUA nos testes clínicos de drogas contra a obesidade; gordos resistem a emagrecer, conta artigo


Mônica Teixeira    

Artigo Completo



Ensaio


No interior da guerra dos fabricantes de drogas contra a gordura


Arlene Weintraub


Artigo Completo






Observando a psiquiatria (Observing psychiatry)



Artigo


Mortalidade por transtornos mentais e comportamentais e a reforma psiquiátrica no Brasil contemporâneo


Fernando Portela Câmara



Resumo


A mortalidade por transtornos mentais e comportamentais têm aumentado no Brasil com a redução progressiva das internações hospitalares. A reforma psiquiátrica do governo aparentemente está contribuindo para este cenário preocupante, com sua política de desospitalização.



Palavras-chave: Mortalidade por transtornos mentais comportamentais, reforma psiquiátrica, política de saúde mental brasileira


Artigo Completo





Medicina da alma (Medicine of the soul)



Artigo


Um sonho frio e seco: considerações sobre a melancolia


Paulo José Carvalho da Silva



Resumo


O termo melancolia tem uma longa história. Propomos, neste artigo, analisar os problemas da definição da melancolia no início da Idade moderna. Tratamos, em particular, da sua relação com a tristeza e, sobretudo, da produção de fantasias, delírios e sonhos nos melancólicos, conforme a medicina da alma dos séculos XVI e XVII.



Palavras-chave: Melancolia, tristeza, imaginação, história da psicopatologia


Artigo Completo



Ensaio


História de alguns melancólicos que tiveram estranhas imaginações


André Du Laurens


Artigo Completo






Clássicos da psicopatologia (Classics of Psychopathology)



Artigo

Pierre Janet e os atos psíquicos inconscientes revelados pelo automatismo psíquico das histéricas


Mário Eduardo Costa Pereira



Resumo



Pierre Janet constrói uma obra de grande prestígio e repercussão no campo da psicologia e da psicopatologia. Baseada na hipótese de que o psiquismo não é em si mesmo unitário, mantendo-se integrado pela ação de uma força interna de síntese de seus diversos elementos ideativos e afetivos, sua teoria psicopatológica examina os fatores que podem conduzir a sua ruptura e conseqüente dissociação. A histeria constitui, aos olhos do cientista francês, o protótipo mesmo da situação psicopatológica em que elementos que deveriam permanecer “inconscientes”, ou seja, como meros panos de fundo do funcionamento mental, adquirem autonomia e acesso mórbido à consciência do sujeito.



Palavras-chave: Janet, psicologia, automatismo psíquico, inconsciente, histeria    

Artigo Completo



Ensaio


O automatismo psicológico. Ensaio de psicologia experimental sobre as formas inferiores da atividade humana


Pierre Janet


Artigo Completo



História psiquiatria (The history of psychiatry)



Artigo


A correspondência entre Juliano Moreira e Hermelino Lopes Rodrigues: as relações de um mestre e seu discípulo na constituição do campo psiquiátrico em Minas Gerais


Renato Diniz Silveira



Resumo



A partir da experiência de Hermelino Lopes Rodrigues na consolidação do campo psiquiátrico em Minas Gerais, na década de 1920, este artigo tem como objetivo descrever e analisar as principais dificuldades enfrentadas por Lopes Rodrigues nas implantações de seu projeto assistencial como diretor do Instituto Raul Soares. Além disso, aborda a influência de Juliano Moreira como interlocutor principal de Lopes Rodrigues, se utilizando de uma parte da correspondência entre os dois psiquiatras, e demonstrando a importância que essas cartas inéditas adquirem na recomposição e análise dos fatos históricos estudados. 



Palavras-chave: História da psiquiatria, ensino psiquiátrico, Hermelino Lopes Rodrigues


Artigo Completo


Ensaio


Cartas de Hermelino Lopes Rodrigues e Juliano Moreira


Artigo Completo





Resenha de livros (Book reviews)



O ser interior na psicanálise


Maria Izilda Soares Martão


Artigo Completo



Acerca da necessária coragem para levar à cultura reflexões sobre seu mais persistente e polêmico tabu. Considerações sobre a publicação: Pedofilia – um estudo psicanalítico


Clovis Pereira


Artigo Completo