Revistas > Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental > Volumes > Volume 12, Número 4, dezembro 2009

EDITORIAL

Método clínico e conflito de interesses

Há cerca de um ano fui admitido como membro da World Association of Medical Editors – WAME.

A WAME, criada em 1995, é uma associação voluntária internacional, sem fins lucrativos, de editores de re- vistas médicas que possuem corpo de consultores externos que avaliam e comentam os artigos por elas publicados. Trata-se de uma organização que busca promover a cooperação internacional e a educação de editores de revistas médicas.

Manoel Tosta Berlinck

Artigo Completo 



ARTIGOS

Suicídio na envelhescência

Observa-se o aumento do número de óbitos tipo suicídio no país, em indivíduos envelhescentes. O trabalho consiste em levantar e comparar dados referentes a estes óbitos, em indivíduos entre 40 e 60 anos, no Estado do Rio de Janeiro. A metodologia baseia-se na investigação quantitativa com análise dos dados obtidos no Sistema de Informação sobre Mortalidade, no período de 2000 a 2005. Esses dados permitem identificar que os suicídios nestes indivíduos aparecem de forma expressiva.
Palavras-chave: Óbito, suicídio, envelhescência e gênero

Beltrina Côrte, Ruth Gelehrter da Costa Lopes,
Ana Carolina Lopez Silva,
Jane Blanco Teixeira
e Janaína da Silva Aguiar

Artigo Completo 



Por uma nova concepção de universal

A civilização ocidental baseia-se na concepção de um universal que faça corpo único de todos os elementos, o que só se mos- trou possível por meio da produção de restos inassimiláveis, e a consequente tentativa de eliminá-los por meio de perseguições ou terror. Fazendo uso do objeto a de Lacan, do personagem Bartleby de Melville e de considerações de autores como Viveiros de Castro, Agamben e Badiou, este texto se propõe a explorar outras pos- síveis formas de se pensar a universalidade.
Palavras-chave: Universal, singular, identificação, resto 

Oswaldo França Neto

Artigo Completo 



Autoagresión corporal entre los jóvenes del occidente de México: psicopatología y cultura

El propósito de este trabajo es analizar, mediante conceptos del psicoanálisis y de la antropología simbólica, algunas prácticas de autoagresión corporal entre jóvenes urbanos del Occidente de México, como una manifestación de enfermedad, de sí mismos y de su sociedad, esta articulación se propone a partir del análisis de trastornos de alimentación, y del acto de auto cortarse la piel.
Palabras clave: Autoagresión corporal, masoquismo, psicopatología

María del Carmen Rojas Hernández
Gustavo Aviña Cerecer

Artigo Completo 



Quem tem medo do lobo mau? Juventude, agressividade e violência

Discute-se a dinâmica da agressividade e da violência e o papel que a cultura brasileira desempenha no tocante à nossa juventude. Utilizamos Freud e suas postulações sobre a violência e Winnicott, sublinhando as diferenças entre a agressividade e a tendência antissocial que pode vir a desembocar na violência destrutiva da delinquência. Amparados no conceito de que a mãe ambiente está ancorada na cultura, discutimos finalmente o lugar desses jovens em nossa sociedade.
Palavras-chave: Agressividade, violência, juventude, exclusão social, tendência antissocial

Ana Cleide Guedes Moreira
Junia de Vilhena
Alexandre Theo de Almeida Cruz
Joana de Vilhena Novaes

Artigo Completo 



Suicídio e sociedade: um estudo comparativo de Durkheim e Marx

Este artigo trata do suicídio de uma perspectiva sociológica e comparativa. Salienta as diferenças e similitudes das obras O suicídio. Estudo sociológico, de Émile Durkheim, e Peuchet: sobre o suicídio, de Karl Marx, para mostrar que, apesar de cada um desses autores assumirem uma posição filosófica própria, o resultado de seus trabalhos é mais complementar do que antagônico: ambos buscam delimitar o campo da Sociologia como disciplina científica.
Palavras-chave: Suicídio, Sociologia, Durkheim, Marx

Marta M. Assumpção Rodrigues

Artigo Completo 



SAÚDE MENTAL

Artigo

Inserção social e habitação: modos dos portadores de transtornos mentais habitarem a vida na perspectiva psicanalítica

Discutimos, pela psicanálise, a inserção do psicótico no campo do Outro, como hipótese para pensar suas soluções singulares de “habitação”. Essa análise integra pesquisa multicêntrica e multidisciplinar, cujo propósito é avaliar como os portadores de sofrimento mental grave constituem sua habitação (habitus) e inserção social a partir de elementos estruturais da moradia (abrigo, privacidade, segurança e conforto) e de suporte social (rede social e de serviços), estando ou não inseridos em SRTs.
Palavras-chave: Reforma psiquiátrica, serviços residenciais terapêuticos, inserção social, psicanálise, laço social

Andréa Máris Campos Guerra
Cláudia Maria Generoso

Artigo Completo 



OBSERVANDO A MEDICINA

Artigo

A bilionária indústria da educação médica continuada nos EUA: mais uma forma de interferência das empresas na relação médico-paciente

O artigo trata de mais uma das formas pelas quais a indústria impacta a clínica médica. A indústria farmacêutica e de dispositivos médicos financia atividades de Educação Médica Continuada com o objetivo de promover a utilização de tratamentos que a ela interessam. A Educação Médica Continuada é obrigatória em muitos estados dos EUA para a renovação da licença para o exercício de profissões médicas e para-médicas. O congresso dos EUA discute como regular a questão, no contexto da reforma do sistema de saúde posta em discussão pelo atual presidente do país.
Palavras-chave: Indústria farmacêutica, educação médica, relação médico-paciente

Mônica Teixeira

Artigo Completo 



CLÁSSICOS DA PSICOPATOLOGIA

Artigo

Bayle e a descrição da aracnoidite crônica na paralisia geral: sobre as origens da psiquiatria biológica na França

A tese de medicina defendida em 1822, em Paris, por Antoine-Laurent Bayle, intitulada “Pesquisas sobre as doenças mentais”, constitui um momento de virada na história das concepções biológicas em psicopatologia. Apoiado sobre um método anátomo-clínico rigoroso, Bayle apresenta seis observações clínicas de pacientes com uma história crônica e progressiva de comportamento exaltado, ideias de grandeza, de poder e de ambição que se transformam ao final de algum tempo em delírios maníacos com agitação psicomotora. Simultaneamente, vai-se instalando um quadro de paralisia progressiva de vários grupos musculares, chegando até à incapacidade física extrema. Na fase terminal, os pacientes apresentam uma condição tipicamente demencial e de profundo comprometimento corporal, que os conduz à morte. Ao exame cadavérico, Bayle constatou a presença sistemática de uma inflamação crônica das meninges cerebrais (aracnoidite crônica) à qual ele atribui o fundamento biológico dos sintomas observados. Dessa forma, Bayle realiza uma descrição clínica rigorosa de uma entidade psicopatológica típica, de evolução crônica e progressiva e demonstra sua relação com uma lesão cerebral específica e objetivamente demonstrável. Tal descoberta, inicialmente recebida com muitas reservas, constituiria posteriormente uma espécie de paradigma para a pesquisa e para o projeto teórico e terapêutico para a psiquiatria biológica que começava a se organizar na França ao longo do século XIX.
Palavras-chave: Paralisia geral, psiquiatria biológica, Bayle, aracnoidite crônica

Mário Eduardo Costa Pereira

Artigo Completo 



Ensaio

Pesquisas sobre doenças mentais,

No tocante à descrição dos sintomas, se existe um ramo das doenças humanas que dificilmente poderia ser levado a um grau mais elevado de perfeição, esse é sem dúvida o das doenças mentais. O famoso professor PiNel, no seu Traité de l’aliénation (Tratado da alienação), e, na sua esteira, o doutor Esquirol, nos seus excelentes artigos do Dictionnaire des sciences médicales (Dicionário das Ciências Médicas), elaboraram quadros tão ver- dadeiros e completos dos numerosos distúrbios da inteligência, que seria vão buscar algum sintoma ou fenômeno essencial que lhes tivesse escapado. Infelizmente, para a espécie humana, os esforços dos maiores médicos, até o presente, apenas permitiram rasgar parte do véu que recobre o assunto aqui abordado.

Antoine-Laurent Bayle

Artigo Completo 



HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA

Artigo

Passado e presente na psicopatologia da paranoia

Este artigo comenta um ensaio do médico brasileiro Raimundo Nina-Rodrigues, publicado em 1902, sobre o diagnóstico e a psicopatologia da paranoia, bem como de suas relações com o chamado atavismo psíquico.
Palavras-chave: Raimundo Nina-Rodrigues, paranoia, atavismo psíquico, história da psicopatologia

Ana Maria Galdini Raimundo Oda

Artigo Completo 



Ensaio

Atavismo psíquico e paranoia (1902)

Se, como defendemos e cada vez mais buscamos estabelecê-lo, a personalidade é uma composição muito complexa, fica evidente que suas perturbações devem ser multiformes. A cada caso, ela se revela decomposta diferentemente. A doença torna-se um sutil instrumento de análise: realiza para nós experiências inabordáveis por qualquer outra via. A dificuldade está em bem interpretá-las; mas os próprios erros só podem ser passageiros, posto que os fatos a serem produzidos no futuro servirão para verificá-las ou retificá-las.

Raimundo Nina-Rodrigues

Artigo Completo 


RESENHA DE LIVROS

Sobre o arquivo da saúde: patrimônio, cultura e história no Rio de Janeiro

Organizada por Ângela Pôrto, Gisele Sanglard, Maria Rachel Fróes da Fonseca e Renato da Gama-Rosa Costa, com a colaboração de Cristina M. Oliveira Fonseca, todos pesquisadores da Casa de Oswaldo Cruz, a presente publicação abrange cinco artigos que integraram um projeto iniciado em 1994 com um levantamento de edifícios tombados ou em processo de tombamento e ligados à saúde. Feito por Benedito T. de Oliveira, Jayme Benchimol e Ângela Pôrto, a esse primeiro conjunto foram acrescidos outros prédios, identificados por Gama-Rosa e Sanglard, e instituições advindas do projeto Dicionário histórico-biográfico das ciências no Brasil (1832-1930), coordenado por Fróes da Fonseca.

Cristiana Facchinetti

Artigo Completo 



A radicalização do freudo-marxismo

Nada mais oportuno do que o lançamento de Universo psíquico e reprodução do capital. Ensaios freudo-marxistas, de Nildo Viana. Este livro é uma reunião de ensaios que abordam as relações entre o marxismo e a psicanálise, divididos em quatro ensaios: Universo psíquico e reprodução do capital; Freud e o marxismo; Freud e a abjuração dos sentimentos; e, por fim, Marcuse e a crítica ao neofreudismo. Nesses ensaios são retomados os debates iniciados por alguns teóricos que buscaram unir marxismo e psicanálise, ou analisar suas relações, tal como m, Reich e os pensadores ligados à Escola de Frankfurt. Contudo, já faz alguns anos que não vemos uma produção nova e relevante sobre assunto.

André de Melo Santos

Artigo Completo 



RESENHA DE ARTIGOS

“Uma quietude e um quase contentamento”: revisitando os transtornos alimentares

Ainda estudante de medicina, já flertando com a psiquiatria, folhean- do jovialmente as páginas quase virgens do recém-adquirido Compêndio de Psiquiatria, de Kaplan & Sadock, ficava então especialmente intrigado com as, assim classificadas, “síndromes ligadas à cultura”. Ao lado de quadros clínicos estranhíssimos, tais como o koro, estava a hoje familiar anorexia nervosa. Naquele tempo, esse transtorno alimentar era uma espécie de representante antropológico da América do Norte. Assim, ao menos nesse ponto de meu primeiro livro de psiquiatria, os norte-americanos eram um povo tão particular quanto os esquimós, e capazes da produção de síndromes tão exóticas quanto piblokto ou histeria do Ártico!

Guilherme Gutman

Artigo Completo