Revistas > Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental > Volumes > Volume 17, número 2, junho de 2014

Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Volume 17, número 2, junho de 2014

SUMÁRIO / CONTENTS

EDITORIAL

La acidia hoy

Héctor Perez – Rincón

Cuando el orbe psiquiátrico se encuentra inmerso en la discusión suscitada por la aparición del DSM-5, (Alarcón, 2014)  resulta muy reconfortante que la Revista Latinoamericana de Psicopatología Fundamental proponga una reflexión sobre el concepto de acedia. ¿Tiene aún valor o utilidad psicopatológica o fenomenológica este arcaicismo? podría preguntarse algún especialista adocenado por los Manuales Diagnósticos y Estadísticos en uso.

PDF

NOTÍCIA

“Observando a psiquiatria”: nova seção da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental

Manoel Tosta Berlinck

A partir do número de março de 2014, a Revista Latino- americana de Psicopatologia Fundamental (RLPF) apresenta nova seção. “Observando a Psiquiatria” tem, como Editores Associados, o Prof. Dr. Cláudio E. M. Banzato, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Profa. Dra. Rafaela Zorzanelli, do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pretende-se, com essa iniciativa, incluir, de forma marcante, a RLPF como protagonista nos temas contraditórios próprios da Psiquiatria.

PDF

ARTIGOS

Adolescentes exibicionistas: a busca de um olhar

Jane Glaiby Silva Bastos e Isabel Kahn Marin

Este artigo reflete sobre adolescentes autoras de ato infra- cional, adotando como ponto de partida a fala habitual da insti- tuição que as acolhia — Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará —, segundo a qual o trabalho com adolescentes do sexo feminino é mais difícil. Buscando respostas para essa formulação emblemática, a partir de entrevistas psicológicas com cinco ado- lescentes em conflito com a lei, verificou-se que essa dificuldade se associava à exposição que as adolescentes faziam dos genitais no cotidiano institucional, colocando em questão alguns aspectos da sexualidade feminina.

PDF

Trocas alimentares entre bebês irmãos de autistas e suas mães: risco ou recurso?

Nathalia Teixeira Caldas Campana e Rogério Lerner

Partindo da importância que a ingestão de alimentos tem para a construção da realidade interna do bebê, este trabalho propõe discutir a relação que mães de um primeiro filho diagnosticado como autista estabelecem com seus filhos mais novos durante a alimentação. Serão apresentadas vinhetas clínicas que enfatizam as noções de necessidade e demanda, aspectos da relação entre os pais e a criança e os efeitos terapêuticos que as entrevistas de pesquisa podem gerar nas famílias.

PDF

Apresentação de pacientes: Clérambault, mestre de Lacan

Cristiana Miranda Ramos Ferreira e Jésus Santiago

A apresentação de pacientes é um dispositivo tradicional da psiquia- tria, que foi introduzido na psicanálise por Lacan. Este artigo analisa as influências que Lacan recebeu de seu mestre, Clérambault, ressaltando os pontos de continuidade e as alterações produzidas, na prática da apresentação, a partir de sua operação pelo discurso do analista.

PDF

La pratique psychanalytique et sa jouis – science

Tania Coelho dos Santos

Peut-on soutenir l’existence d’une vraie différence entre la science au sens moderne — sens qui se pose comme absolu — et le discours scientifique, dans le dernier enseignement de Lacan? Il a cherché, au début, à accorder le discours analytique et cet anti- discours qu’est la science. Pour cela, il cherchait à l’éloigner d’une convention. La psychanalyse, ainsi que la science, par la manipulation spécifique des semblants qu’elle effectue, aurait accès au réel. Nous sommes à l’époque du DSM-V. La question qui se pose ici est celle du rapport entre le diagnostique et la science dans le sens absolu. Quel est le savoir qui fonde cette classification? Celui issu de la théorie psychanalytique, fondé sur le rapport du sujet à la réalité de la castration? Celui de la nouvelle psychiatrie, organiciste, neuroscientifique et cognitive-comportementale? Ou sommes nous définitivement tombés sur un savoir qui se réduit à la convention?

PDF

Consideraciones críticas sobre la propuesta de Thomas Szasz. Entre filosofia de la mente, fenomenologia y psiquiatria

Pablo López-Silva

El siguiente artículo discute algunos aspectos básicos de la crítica al concepto de ‘enfermedad mental’ elaborada por Thomas Szasz. El análisis incluye elementos provenientes desde la psiquiatría, fenomenología y filo- sofía de la mente. Junto con ofrecer conclusiones respecto del aporte de la propuesta de Szasz para los actuales desarrollos críticos de las comprensio- nes de la psicopatología, también concluimos con algunas notas clasifica- torias respecto de la naturaleza interdisciplinaria de la relación entre psi- quiatría, fenomenología y filosofía de la mente.

PDF

ENSAIO

A sombra de um corpo que se anuncia: corpo, imagem e envelhecimento

Junia de Vilhena; Joana V. Novaes e Carlos Mendes Rosa

A velhice tem várias facetas e preconceitos associados ao que representa. Nosso objetivo é refletir acerca das peculiaridades relacionadas ao fenômeno ser velho e seus impactos no sujeito, des- tacando o lidar com o desencontro entre o inconsciente atemporal e o corpo envelhecido, chamado de envelhescência. Partimos do pressuposto que os discursos que normatizam o corpo tomam conta da vida simbólico-subjetiva do sujeito, não deixando espaço para a construção de uma narrativa individual.

PDF

SAÚDE MENTAL

ARTIGO

Sob o pé do castanheiro: histórias que perpassam um Serviço Residencial Terapêutico

Tania Kuperman Sztajnberg e Maria Tavares Cavalcanti

A personagem enlouquecida amarrada ao pé do castanheiro de “Cem anos de solidão” serve-nos de metáfora para as amarras que a institucionalização pode propiciar. Como fazer para que uma Residência Terapêutica (RT), por não oferecer as mesmas amarras das instituições psiquiátricas, possa ter a função de um espaço transi- tório para outro lugar? Para tentar responder esta questão construí- mos uma aproximação entre o ambiente facilitador e o meio que a RT representa a partir dos conceitos de Winnicott.

PDF

CLÁSSICOS DA PSICOPATOLOGIA

ENSAIO

Uma discussão sobre o artigo “Ideias imperativas”, do Dr. Hack Tuke

Dr. Hughlings-Jackson, Dr. G. H. Savage, Dr. C. Mercier e Dr. Milne BramwellEsta é a segunda parte do artigo de Hack Tuke sobre “Ideias impe- rativas”, publicado, originalmente, na revista Brain, em 1894. Este tipo de “discussão” ocorria quase exclusivamente na Ingla- terra, onde as sociedades científicas tinham grande importância, talvez tão grande quanto as universidades, para o avanço do conhecimento científico. Agradeço especialmente ao Prof. Dr. German E. Berrios por ter selecionado este longo e importante artigo para ser publicado na seção “Clássicos da Psicopatologia” da Revista Latinoamericana de Psico- patologia Fundamental. A generosa colaboração do Prof. Berrios e do grupo de Cambridge engrandece nossa revista. 

PDF

HISTÓRIA DA PSIQUIATRIAENSAIONo centenário de Allgemeine PsychopathologieXavier Urquiaga Há exatos 100 anos, no mês de julho do ano de 1913 e às vésperas do início da Primeira Guerra Mundial — acontecimento que pode ser consi- derado o princípio histórico do século XX —, é publicado na Alemanha um livro extraordinário com o título de Psicopatologia Geral: um guia para estudantes, médicos e psicólogos (Allgemeine Psychopathologie. Ein Leitfaden für Studierende, Ärzte und Psychologen). Essa obra excepcional, junto com o Tratado de Psiquiatria de Emil Kraepelin, fundador da nosologia psiquiátrica moderna que a precedeu, é um marco na história da psiquiatria, tal como agora a conhecemos e praticamos. 

PDF

OBSERVANDO A PSIQUIATRIAARTIGOO projeto Research Domain Criteria e o abandono da tradição psicopatológicaRafaela Zorzanelli, Paulo Dalgalarrondo e Cláudio E. M. Banzato O artigo explora os pressupostos epistemológicos do Resear- ch Domain Criteria (RDoC) — projeto de investigação empírica dos transtornos mentais, dentro de uma plataforma biológica — promovido pelo National Institute of Mental Health (NIMH). Discute-se o ataque feito ao sistema DSM, pouco antes do lança- mento de sua quinta versão, a partir da perspectiva neurocientífica adotada pelo RDoC. A aposta na patofisiologia, combinada com a exclusão da experiência descrita em primeira pessoa, aponta um cenário em que a pesquisa e a clínica se divorciam, com o risco do advento de uma estranha psiquiatria sem psique e sem pathos. 

PDF

PRIMEIROS PASSOSARTIGOO tratamento da dependência química e o ordenamento jurídico brasileiroPriscila Simara Novaes Este artigo procura relembrar a trajetória de exclusão provo- cada pelos tratamentos de dependência química no Brasil e apresenta as formas atuais de tratamentos que objetivam a reinserção social do usuário. Ademais, demonstra que o não cumprimento da política pública sobre o assunto, crenças irreais da população sobre uma forma milagrosa de cura e desconhecimento sobre a legislação e formas alternativas de tratamento, retomam, com novas roupagens, a segregação das pessoas que sofrem com a dependência química, permitindo internações desnecessárias, por ordem judicial e sem o devido processo legal. 

PDF

RESENHA DE LIVROSRelançar de uma experiência: a clínica psicanalítica e as psicosesLucia Serrano Pereira Introdução a uma Clínica Diferencial das Psicoses tem sua reedição lançada, vinte e poucos anos depois do seu primeiro tempo. Momento que condensa toda uma discussão clínica sobre as psicoses, ao final dos anos 1980, intensa, e de importância fundamental, para os psicanalistas e para a psicanálise de um modo geral. 

PDF

Estrutura ou Sintoma? Debate sobre a Clínica Psicanalítica das Toxicomanias na Assistência PúblicaMaria Theresa da Costa Barros No livro, Psicanálise e Toxicomania. Desafios na Assistência Pública, Adriana Dias de Assumpção Bastos e Ademir Pacelli Ferreira desenvolvem uma discussão abrangente sobre a problemática da clí- nica psicanalítica, uso de drogas e atendimento na Instituição Pública. Essa pesquisa psicanalítica desenvolvida num Centro Municipal de Tratamento de Dependência Química teve como ponto de partida, dentre outras, as seguintes questões: o uso de drogas é um sintoma? e, tal sintoma é um sintoma específico da atualidade? Tais indagações destacam uma direção para a clínica psicanalítica do uso de drogas que pode ser assim indicada: é possível que a toxicomania seja um sintoma, uma forma de compromisso, não para todos, mas tão somente para alguns sujeitos que usam drogas. 

PDF

MOVIMENTOS LITERÁRIOSEl poeta, el filósofo, el médico: estúdio del sufrimiento Andrés Eduardo Aguirre Antúnez e Gilberto Safra El presente trabajo realiza una interlocución entre un poeta, un fenomenólogo y un psicopatólogo donde el eje común es la clínica terapéutica y una comprensión posible de la psicopatología en diálogo interdisciplinar. Observamos que la literatura, la filosofía y la medi- cina psiquiátrica contribuyen para comprender el sufrimiento humano no solo como una manifestación intrapsíquica, pero íntimamente relacionado a la sensibilidad, la afectividad y la vivencia personal del tiempo y espacio humanos en dirección a factores ambientales y culturales. 

PDFLEIA TAMBÉMINTRODUÇÃO AOS AUTORES

CAPA / COVER Capa: Teresa BerlinckImagem da Capa: Teresa Berlinck. Pai dos Burros – Aboré/Adivinhação, 2012-14. Páginas de livro e tinta sumi. 27,5cm x 37,5cm.