Revistas > Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental > Volumes > Volume 18, Número 2, junho de 2015

Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, volume 18, número 2, junho de 2015

SUMÁRIO / CONTENTS

EDITORIALA questão da qualidade revisitada Manoel Tosta Berlinck e Ana Cecília Magtaz
No dia 18 de abril de 2015, sábado, parti de minha casa, num taxi, em direção a um grande hospital em São Paulo. Era cedo e ia em busca do resultado de um Holter de 24 horas. O exame, um eletrocardiograma de longa duração, requer a instalação de um equipamento medidor no corpo. Esse incômodo objeto fora instalado, pelo laboratório de exames clínicos do hospital, no dia 10 de abril, pela manhã. Era uma 6ª feira com uma defesa de tese de Doutorado na PUC-SP, na parte da tarde. Presidiria a banca de quatro doutores examinadores e estava curioso para saber como o meu coração (órgão) iria se comportar durante as cerca de cinco horas de duração da cerimônia. Passei o dia de trabalho e a noite de suposto descanso acompanhado por esse medidor cardíaco instalado em meu corpo.

PDF

CONFERÊNCIAPaixão-dor-paixão: pathos, luto e melancolia no nascimento da criança com deficiência Vitor Franco O nascimento de um filho com um transtorno grave de desenvolvimento marca, enquanto crise, o percurso evolutivo dos pais. A perda do bebê idealizado, exige um trabalho de elaboração do luto. No entanto, a ligação emocional ao pathos-paixão inicial ergue-se como obstáculo a esse processo e, mais do que isso, à criação de um novo vínculo ao bebê nascido e real, com as suas qualidades e limitações, que corre o risco de não ocupar um espaço na vida emocional dos pais a contas com o seu pathos-dor. Neste trabalho serão discutidas as saídas do lado melancólico e as alternativas de elaboração do sofrimento emocional com vista ao investimento parental e apego à criança com deficiência.

PDF

ARTIGOSA escrita terapêutica no autismo Marina Bialer O presente texto analisa as duas autobiografias de Birger Sellin, autista-escritor, que são retratos da sua luta para se liberar do isolamento autístico glacial, através das suas diversas estratégias inventadas que lhe viabilizam um tratamento do gozo invasivo, com uma eficácia relativa, mas que lhe permitem manter seus pseudópodes estendidos em direção aos outros. A invenção da literatura birgeriana retrata os efeitos terapêuticos da escrita, evidenciando a sua importância enquanto valiosa ferramenta de (auto)tratamento no autismo. 

PDF

La rencontre analytique dans les dispositifs à mediations thérapeutiques, aux limites de l’analyse Anne Brun 

Les médiations thérapeutiques en pratiques institutionnelles relèvent la psychothérapie psychanalytique quand elles sont fondées sur la prise en compte du transfert et de l’associativité psychique, au fondement de la méthode analytique. A l’appui de la clinique de la psychose infantile, cet article interrogera les modalités particulières des processus de symbolisation qui s’y déploient, à partir notamment de la prise en compte de l’associativité sensorimotrice.PDF

Prise en charge des dyades mère traumatisée-bébé: une contrainte à la pensée et à la pratique Marion Feldman, Yoram Mouchenik e Marie Rose Moro Dans le champ de la protection de l’enfance, la prise en charge de certaines dyades mère-bébé met en difficultés les professionnels et on constate une mise en échec des suivis. L’objectif est de montrer qu’il faut penser un soin plus adapté pour ces dyades. Au travers de la présentation d’une situation clinique et de son suivi, les auteurs montrent l’impact des traumas vécus par une mère dans son pays d’origine sur le développement de son bébé né en France, et de quelles façons ces traumas contaminent également les professionnels prenant en charge la dyade. Les contre-transferts négatifs peuvent créer parfois des divergences de points de vue dans les prises en charge et mettre en échec le soin proposé aux dyades mère-bébé. Ces contre-transferts témoignent d’un “partage du traumatisme”. Ce suivi est mis en lien avec une recherche qui est menée actuellement sur les modalités de transmission du trauma mère-bébé. Cette recherche implique de nombreux chercheurs-cliniciens qui travaillent à l’analyse des interactions mère-bébé et de la dynamique triadique: mère-bébéchercheur. L’analyse du contre-transfert du chercheur permettrait d’accéder au vécu du bébé. Le but de cette recherche est d’améliorer le soin, et d’aider au mieux les professionnels accompagnant les dyades mère-bébé.

PDF

A maturação como defesa: uma reflexão psicanalítica à luz da obra de Ferenczi e Winnicott Renata Mello, Terezinha Féres-Carneiro e Andrea Seixas Magalhães O objetivo deste trabalho é investigar a noção de maturação como defesa, a partir da metáfora do “bebê sábio” na concepção de Ferenczi e do conceito de “falso self” na obra de Winnicott. A investigação discute a relação entre os processos de maturação e a dimensão do cuidado nos primórdios da existência, enfatizando as repercussões psíquicas da progressão traumática.

PDF

A psicopatologia em uma perspectiva daseinsanalítica Julia Novaes Silva, Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo e Myriam Moreira Protasio A proposta deste texto é apresentar outra possibilidade de compreensão dos sofrimentos denominados psíquicos, por meio às considerações de Heidegger sobre Dasein e Sorge, em Ser e tempo e seu desenvolvimento acerca da psicopatologia, em Seminários de Zollikon. Assim, os fenômenos psicopatológicos passam a ser entendidos como restrição de sentido e estranheza, pela perda da familiaridade com o mundo.

PDF

SAÚDE MENTALARTIGOEntre bebês, abismos e fantasmas: narrativas para pensar a relação entre clínica e saúde coletiva Cláudia Odiléia Müller e Analice de Lima Palombini O artigo propõe uma reflexão sobre a relação entre Clínica e Saúde Coletiva a partir de narrativas de casos clínicos de bebês atendidos com aporte teórico da psicanálise no âmbito da AtençãoBásica do Sistema Único de Saúde. Observou-se que, no encontro entre os saberes dos usuários com os saberes técnicos das disciplinas envolvidas e com os saberes da Saúde Coletiva, acontece um movimento que circula em uma superfície paradoxal, produzindo uma relação de “suplementaridade moebiana” entre clínica e Saúde Coletiva. 

PDF 

CLÁSSICOS DA PSICOPATOLOGIA 


ARTIGO

Asperger e sua síndrome em 1944 e na atualidade

Sandra Dias

Apresentamos o quadro clínico nomeado Psicopatia autística infantil por Hans Asperger no contexto de sua descoberta, e na atualidade. Relacionamos essa síndrome com o Autismo infantil precoce de Leo Kanner, caracterizado na mesma época. Discutimos a ignorância do trabalho de Asperger pelos pesquisadores até a década de 1980.

PDF


Os “psicopatas autistas” na idade infantil

Hans Asperger

A ordem e o conhecimento da estrutura das coisas é um dos objetivos últimos da ciência. Diante da plenitude das manifestações da vida — que se encontram repletas de oposições, que desembocam umas nas outras a partir de limites pouco nítidos — o ser humano pensante busca encontrar um ponto de vista fixo à medida que nomeia as manifestações isoladas, as delimita em relação às outras, constata relações, similaridades e oposições, resumidamente, cria uma ordem, um sistema para as coisas. Este trabalho é a condição essencial do ato de conhecer.

PDF

HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA
 

ARTIGO

De narizes extraídos por Machado: eugenias raciais, traços faciais e teorias psiquiátrica no Brasil oitocentista

Alexandre de Carvalho CastroO objetivo deste artigo foi analisar as relações dialógicas entre o eugenismo de Alphonse Bué em “Le nez, l´être dévoile par sa forme” (1872) e a narrativa literária de Machado de Assis, a partir do conto “O segredo do bonzo” (1882). Assim, segundo a perspectiva dialógica de Mikhail Bakhtin, verificou-se que Machado de Assis criticou, por intermédio de sátiras e paródias, a psiquiatria de viés eugenista que buscava numa suposta morfologia de traços simiescos — baseando-se no nariz, no caso de Alphonse Bué — a etiologia de condutas sociais.

PDF

OBSERVANDO A PSIQUIATRIA
 

ARTIGO

Psiquiatria e nomeação

João José R. L. de Almeida

Quanto mais intensas as discussões sobre as classificações psiquiátricas, mais exigente se torna a necessidade de uma atenção cuidadosa sobre a lógica pela qual se enquadra e se desenvolve a clínica dos transtornos mentais. Seus problemas específicos de nomeação deveriam ser resolvidos pelo instrumento de trabalho mais adequado para este tipo de tarefa, que deveria ser, considerando a sua natureza, uma lógica plurivalente. Em vista disso, discuto aspectos lógicos da proposta de Peter Zachar conhecida como nominalismo instrumental.  

PDF

LITERATURA, PSICOPATOLOGIA 

A questão do desterro humano: diálogos entre a experiência clínica e a obra literária de Imre Kertész

José Alberto CottaNeste trabalho, abordarei a questão do desterro humano e da busca incessante pela identidade, realizando um diálogo entre a experiência clínica e a literatura de Imre Kertész, escritor húngaro e Prêmio Nobel de Literatura de 2002. 

PDF

PRIMEIROS PASSOS


Um Hospital Geral e suas concepções da loucura

Jhéssyca Dias de Carvalho e Cristina Bastos Alves Lins

Objetivo: Conhecer as concepções acerca da loucura produzidas por profissionais que trabalham em um Hospital Geral. Procedimentos: foram realizados grupos de conversação, e seus resultados estudados a partir da Análise do Discurso e História da Loucura de Michel Foucault. Conclusões: as estruturas dos manicômios permanecem instaladas em sua concretude e na mentalidade das pessoas, que continuam a acreditar que o louco precisa ser controlado para atender as demandas sociais. 

PDF


RESENHAS BIBLIOGRÁFICAS

Psicopatologia Fundamental 

Ana Lúcia MoreiraPsicopatologia como pathos da psyché fundamenta a psiquiatria desde os seus primórdios. É na fenomenologia de Jaspers que, em larga medida, assenta a linguagem que permite aos que a esta área se dedicam comunicar de forma clara e eficaz. Outros constructos, como o modelo de Cambridge, têm vindo a enriquecer a nossa avaliação em psiquiatria. 

PDF


Pathos, transculturalidade e globalização

Ronildo Deividy Costa da SilvaResultado do Encontro Internacional de Psicopatologia Transcultural ocorrido na Universidade Federal do Pará em abril de 2010, este livro, coletânea de artigos organizada por Suzana Souza Pastori e Roseane Freitas Nicolau, professoras da Faculdade e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, tem como objetivo refletir sobre as consequências culturais e psíquicas do processo de globalização. 

PDFLEIA TAMBÉMINSTRUÇÕES AOS AUTORES

CAPA / COVER Capa:Teresa BerlinckImagem da capa: Marlene Stamnn, Inventário, 2015. Aquarela, 35cm x 50cm.