Revistas > Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental > Volumes > Volume 3, Número 1, março de 2000

Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, volume 3, número 1, março de 2000

SUMÁRIO / CONTENTS
Frente
Verso 

Editorial

√ Texto completo

Artigos

Psicanálise, educação e autismo: encontro de três impossíveis

(Psychoanalysis, education and autism)

Lazlo A. Ávila

O contraste proposto por Wittgenstein entre os termos “sintoma” e “critério”, correlativo da distinção entre questões de fato (empíricas) e questões gramaticais (conceituais), é utilizado aqui com o propósito de iluminar certos aspectos nosológicos da psiquiatria no atual contexto das nosografias operacionais.

Palavras-chave: Sintoma, critério, psicopatologia, nosologia/nosografia psiquiátrica, Wittgenstein

 √ Artigo completo

A arquitetura e o insconsciente

(Architecture and the Unconscious)

Christopher Bollas

Retomando o debate sobre “sexualidade e preconceito”, o texto discute por que a sexualidade continua sendo o grande enigma do ser humano. Embora tenham ocorrido tantas “evoluções”, tabus e preconceitos em relação à sexualidade continuam a existir. Para lançar alguma luz sobre a questão, o autor faz uma rápida digressão histórica para contextuar o pensamento ocidental em relação à sexualidade desde os primórdios do Cristianismo até o surgimento do discurso psiquiátrico no século XIX. Em seguida, é analisado o impacto causado pela teoria psicanalítica neste pensamento.

Com base nas noções introduzidas pela psicanálise – sobretudo o recalcamento e os ideais – a origem do preconceito é analisada e suas conseqüências debatidas seja no âmbito social como na clínica psicanalítica e na escuta do psicanalista.

Como forma de evitar o preconceito, o autor propõe que as manifestações da sexualidade sejam compreendidas como soluções particulares que cada ser humano tem de dar diante do enigma de sua própria organização pulsional.

Palavras-chave: Sexualidade, preconceito, perversão, ideais, recalque

 √ Artigo completo

Catástrofe e representação no Grupo Balint

(Catastrophe and representation at the Balint Group)

Gilda kelner, Marcos Barretto, Josélia Quintas e Manuel Caetano de Andrade Filho

Descreve-se o seguimento de um paciente internado na UTI de um grande hospital de emergência, durante quarenta e dois dias, acompanhado no grupo BALINT.

Trata-se de um suicida pelo fogo, tendo tido 92% de sua superfície corporal comprometida.

Reflete-se sobre o grande sofrimento do paciente e da equipe e o suporte que o grupo pôde oferecer-lhes.

Palavras-chave: Psicanálise, castástrofe, representação, hospital

 √ Artigo completo

O tratamento e o diagnóstico em instituição para crianças psicóticas: o caso S

(Treatment and diagnosis in an institution for psychotic childrem: the case of S.)

Maria Cristina Machado Kupfer

Descreve-se o seguimento de um paciente internado na UTI de um grande hospital de emergência, durante quarenta e dois dias, acompanhado no grupo BALINT.

Trata-se de um suicida pelo fogo, tendo tido 92% de sua superfície corporal comprometida.

Reflete-se sobre o grande sofrimento do paciente e da equipe e o suporte que o grupo pôde oferecer-lhes.

Palavras-chave: Psicanálise, castástrofe, representação, hospital

 √ Artigo completo

Oficina de marcenaria: uma experiência de criação de mundos

(Cabinetmking workshop: a world creation experience)

Elizabeth Araújo Lima e Maria Inês Britto Brunello

O objetivo deste artigo é apresentar um trabalho desenvolvido com um grupo de adolescentes, com idades entre 12 e 16 anos, com problemas emocionais graves, numa parceria entre o Curso de Graduação em Terapia Ocupacional da USP e a Pré-escola Terapêutica “Lugar de Vida”, do Instituto de Psicologia da USP.

Uma questão de fundo acompanhou o planejamento e a implantação deste trabalho: como se daria, para as crianças psicóticas a vivência do momento adolescente?  Como poderíamos ajudá-las nesse momento de passagem, de abandonar a infância e preparar-se para uma travessia?

No grupo de terapia ocupacional nos propusemos a enfrentar essa questão, pesquisando e desenvolvendo junto com esses jovens um projeto que tinha como norteadores a implementação de uma maior circulação social e a pesquisa de possíveis relações com o universo da criação e da produção.

Palavras-chave: Adolescência, psicose, Terapia Ocupacional, atividades

 √ Artigo completo

O desejo na Grécia Clássica

(Desire in Classic Greece)

Zeferino Rocha

O presente trabalho é a segunda parte de uma pesquisa que estou fazendo sobre “O Desejo na Grécia Antiga” e tem como objetivo apresentar as primeiras sistematizações teóricas que os filósofos da Grécia Clássica, particularmente Sócrates, Platão e Aristóteles, deram às manifestações do desejo, elaboradas pelos poetas épicos, líricos e trágicos e pelos filósofos da Grécia Arcaica. Demos especial destaque ao “Éros” socrático e ao que Platão diz sobre “Éros” no Banquete e no Fedro. E, finalmente, tentamos resumir o essencial da doutrina de Aristóteles sobre os fundamentos de uma metafísica do desejo.

Palavras-chave: Desejo, dialética, Eros, psique, metafísica do desejo

 √ Artigo completo

O psicanalista, o autista e o autismo

(The pshchoanalyst, the autistic and autism)

Monica Seincman

A autora procura ampliar a metapsicologia do autismo e sua possibilidade de abordagem clínica. A partir de sua experiência clínica e da inspiração conceitual em vários autores, desenvolve o argumento de que cada tratamento suscita uma transferência. Isto faz com que seja possível que uma determinada metapsicologia acesse a figura do psicanalista que melhor pode traduzir esta experiência e, assim, adotar uma direção de tratamento. Para esta abordagem a autora propõe a discussão de dois conceitos-chave para o tratamento de autismo: “aposta antecipatória” e “partilha do psiquismo”.

Palavras-chave: Aposta antecipatória, partilha do psiquismo, metapsicologia, autismo

 √ Artigo completo

La parodoja y lo negativo. Aportes para la Psicopatología Fundamental

(The paradox and the negative. Some contributions to Fundamental Psychopathology)

Flora Singer

Trata-se de uma investigação sobre epistemologia psicanalítica, tendo como marco de referência teórica o pensamento contemporâneo francês.

A tese principal é a alteridade ontológica do inconsciente, que se estende para a teoria por meio de uma lógica que denominamos paradoxal e do negativo. Esta lógica paradoxal permite apreender os opostos constituintes da alteridade, como complementários e não excludentes: conservam sua especificidade, porém também têm passagem e transformação de um em outro.

Esta passagem na transformação coloca um limite ao saber: este não pode ser total. Nesse contexto, definimos o negativo como aquilo que faz limite ao saber, seja porque ao nível do inconsciente deparamo-nos com o enigma, o umbigo ou, ao nível da teoria, porque uma noção, um sentido, torna-se outro.

Consideramos que esta abordagem integrativa da alteridade pode dispor de elementos de análise úteis para o relacionamento da teoria com a clínica, o relacionamento interteórico, o interdisciplinar e, finalmente, para a própria metodologia da investigação.

Palavras-chave: Epistemologia psicanalítica, paradoxo, negativo, psicopatologia fundamental

 √ Artigo completo

Paixões de transferência

(Transference passions)

Rubens Marcelo Volich

Este trabalho tem por objetivo iniciar a reflexão sobre a função da transferência como operadora incontornável da apreensão e da compreensão da doença, em seu sentido mais amplo, e da psicopatologia em particular. Mais que um “dispositivo” da técnica psicanalítica, a transferência se constitui como verdadeiro paradigma da experiência que revela a imbricação inevitável do sofrimento de dois seres em relação. É a elaboração desta experiência que permite a constituição do conhecimento psicopatológico.

Destaca-se aqui como, muito antes da formulação deste conceito, a sensibilidade de Freud à sua experiência transferencial, com relação aos seus objetos de estudo e a suas relações pessoais e profissionais, constituiu-se como um vetor determinante de seu percurso da neurologia à psicanálise, uma dimensão pouco considerada na história da psicanálise bem como na do próprio conceito de transferência. A elaboração dessa experiência foi um operador fundamental que permitiu a Freud compreender e efetuar as teorizações e transformações que instrumentaram sua passagem da pesquisa neuro-fisiológica e da clínica médica clássica ao desenvolvimento da psicanálise, enquanto método terapêutico e corpo teórico.

Palavras-chave: Transferência, técnica psicanalítica, história da psicanálise, hipnose

 √ Artigo completo

Clássicos da Psicopatologia

Bleur e a invenção da ezquizofrenia

(Bleur and the invention of schizophrenia)

Mario Eduardo Costa Pereira

 √ Texto completo

Demêcia precoce – O conceito da enfermidade

(Dementia Precox – The concept of the illness)

Eugen Bleuler

 √ Texto completo 

Resenhas de livros

“O migrante na rede do Outro”, de Ademir Pacelli Ferreira

(The migrant in the net of the Other)

Maria Helena Zamora

 √ Resenha completa

“Michael Foucault. Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise”, de Manoel Barros Motta (org.)

(Michel Foucault. Subject problematization: psychology, psychiatry and psychoanalysis)

Chaim Samuel Katz

 √ Resenha completa

Resenha de Artigos

Dossiê “leituras do autismo”

Mario Eduardo Costa Pereira

 Estilos da Clínica, IV, 7, 2o semestre de 1999

√ Artigo completo

Revista Brasileira de Psiquiatria traz atualização em “Genética Psiquiátrica”

 Mario Eduardo Costa Pereira

 Revista Brasileira de Psiquiatria, 21, outubro de 1999

√ Artigo completo

Mais um gene candidato a participar da etiologia do “transtorno afetivo bipolar”

 Mario Eduardo Costa Pereira

Suggestive evidence of a locus on chromossome 10p using the NIMH genetics initiative bipolar effective disorders pedigrees

T. Foroud et alli.

American Journal of Medical Genetics (Neuropsychiatric Genetics), 96, 18-23, 2000

√ Artigo completo

Revista Percurso publica três artigos sobre o estatuto do corpo

 Mario Eduardo Costa Pereira

Percurso, n 23, 1o semestre de 2000

√ Artigo completo