Periódicos > Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental > Volumes > Volume 12, Número 1, março de 2009

EDITORIAL

Perspectivas e desafios para a disseminação em nível internacional para a produção brasileira

Foi com muita honra que recebi o convite do editor da Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental para escrever o editorial deste número. O momento é bastante propício na editoração científica brasileira, por estarmos presenciando a indexação de nossas revistas em bases de dados importantes no cenário internacional. Este renomado periódico foi um dos reconhecidos pela base de dados Thomson Reuters para inclusão nas suas ferramentas de disseminação do conhecimento. Este fato nos engrandece e orgulha, mas também nos traz maior responsabilidade e compromisso.

Silvia H. Koller

Artigo Completo 



CONFERÊNCIA

Cultura, poder e violência

1. O tema do congresso, “Pathos, violência e poder”, pressupõe uma reflexão multidisciplinar uma vez que a questão da violência está na agenda dos debates políticos no Brasil desde o último governo da ditadura militar (iniciado em 1978) e vem sendo tratada por intelectuais de diversos campos de saber.

Gizlene Neder

Artigo Completo 



ARTIGOS

Da perversão à expiação: uma mudança de perspectiva

Neste trabalho é analisada a influência que a Medicina Legal teve na delimitação do conceito de perversão, e esboçada outra abordagem, que identifica o perverso com uma entidade do imaginário social cuja função é promover a coesão da coletividade em torno de e contra si – um bode expiatório. Busca-se deslocar a pesquisa em direção aos mecanismos e necessidades psíquicas e sociais que fomentam a psicodinâmica da expiação, ou o engendramento de bodes expiatórios.
Palavras-chave: Psicanálise, perversão, Medicina Legal, bodes expiatórios

Eduardo Hugo Frota Neto
Ana Maria Rudge

Artigo Completo 



As relações entre construção da imagem corporal, função paterna e hiperatividade: reflexões a partir da Pesquisa IRDI1

A partir da psicanálise, 31 indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil (IRDI) foram construídos e aplicados em 727 crianças entre 0 e 18 meses. Uma subamostra de 280 crianças foi avaliada com a idade de três anos. Uma primeira análise de resultados mostra uma relação entre imagem do corpo, dificuldade de separação, agitação motora e vínculos corporais estreitos com as mães. Esses resultados são discutidos criticamente à luz da noção atual de hiperatividade.
Palavras-chave: Hiperatividade, imagem corporal, desenvolvimento infantil, psicanálise

Maria Cristina Machado Kupfer
Leda Mariza Fischer Bernardino

Artigo Completo 



Da empatia à compreensão do lebenswelt (mundo vivido) na psicoterapia humanista-f enomenológica

A partir da experiencia clínica e tendo como fundamento epistemológico a crítica ao humanismo antropocêntrico com base na fenomenologia antropológica de Maurice Merleau- -Ponty, neste artigo descrevo possíveis contribuições da fenomenologia merleau-pontyana para a intervenção em psicoterapia e compreensão da experiência de lebenswelt (mundo vivido) no processo psicoterapêutico.
Palavras-chave: Psicoterapia humanista-fenomenológica, empatia, lebenswelt (mundo vivido)

Virginia Moreira

Artigo Completo 



Weaponization of the body and politicization of death

The paper examines the psychology of martyrdom through the analysis of death speeches, the final letters, wills, and testaments left behind by men in the Middle East who undertook suicidal missions in war. The author maintains that the human body is as much a social object as it is a biological entity, and death is as much a social event as it is a physical happening. The biologically living body may be symbolically dead, and the physically dead person may be more powerful than the living. A communication that a person makes while he or she is anticipating an impending death is an overloaded message, comparable to the first or the last dream in psychoanalysis. It may provide important clues not only to the person’s immediate psychic experience, but also to one’s characteristic mode of encounter with the object world. Final letters, near-death or suicide notes have a particularly demanding, commanding, and pleading quality. The author finds several modes of communication and metacommunication in the notes: disengaged, abstract, and intimate, each differently conveying their thoughts, fantasies, and relatedness to the world, God, justice, vengeance, death, immortality, loved ones, and enemies.
Key words: Psychology of martyrdom, death speeches, suicidal missions, body uses

Siamak Movahedi

Artigo Completo 



Jacques Lacan vers le réel (1936-1962)

Davantage que celles de “symbolique” et d’ “imaginaire”, la construction par Jacques Lacan de sa catégorie du “réel” n’est pas allée sans difficultés et sans repentirs. C’est de ces difficultés, et de quelques étapes de leur position puis de leur résolution, dont il sera question ici; non sans espérer, au terme du parcours, pouvoir peutêtre un peu mieux situer le rôle de cette catégorie dans la “métapsychologie” lacanienne – surtout si l’on admet que celle-ci n’est pas sans interréagir avec les métapsychologies voisines, en plus qu’avec de nombreux aspects du “dire” philosophique.
Mots-clés: Impossible, objet a, sujet, vérité

Fréderic Pellion

Artigo Completo 



A psicose ordinária e os fenômenos de corpo

Este artigo retoma as formulações lacanianas dos anos 50 sobre a psicose, psicose freudiana à la Schreber, e aquelas outras dos anos 1970, propostas a partir do sinthoma joyciano, de modo a discutir uma nova denominação surgida contemporaneamente, a psicose ordinária, e o modo como ela trata o corpo.
Palavras-chave: Psicose ordinária, corpo, clínica estrutural, clínica do sinthoma

Márcia Rosa

Artigo Completo 



SAÚDE MENTAL

Acesso, acolhimento e acompanhamento: três desafios para o cotidiano da clínica em Saúde Mental

O presente artigo toma a avaliação da qualidade de serviços de saúde mental como um instrumento permanente de reflexão sobre a clínica nesses serviços para além de um projeto de avaliação a priori feito de fora, para qualificar de dentro o trabalho da atenção psicossocial, a partir do que aparece durante ou a posteriori. Apontamos eixos do campo da avaliação que podem ser aplicados tanto na análise quanto na organização do cotidiano da clínica nos CAPS. Propomos os eixos acesso, acolhimento e acompanhamento como elementos fundamentais para a análise da assistência e para a qualificação permanente dos serviços. Apresentamos aqui parte de um estudo de caso de teor avaliativo realizado no CAPS Profeta Gentileza – SMS-Rio no ano de 2006, para tese de doutoramento de uma das autoras, que obteve material dos casos através de relato gravado em reunião de supervisão de equipe no serviço. A supervisão foi escolhida como lócus privilegiado da pesquisa por ser considerada um dispositivo fundamental para o funcionamento do serviço, a organização e a dinâmica do trabalho em equipe, e funcionar como um avaliador permanente do cotidiano do CAPS.
Palavras-chave: Atenção psicossocial, avaliação de serviços, saúde mental, supervisão

Moema Belloni Schmidt
Ana Cristina Figueiredo

Artigo Completo 



OBSERVANDO A MEDICINA

Ensaio

Padrão global de discriminação experimentada e antecipada contra pessoas com esquizofrenia: estudo transversal

Panorama: Muitas pessoas com esquizofrenia experimentam estigma causado pelo conhecimento, atitudes e comportamento de outras pessoas; isto pode levar ao empobrecimento, marginalização social e baixa qualidade de vida. Pretendemos descrever a natureza, direção e gravidade da discriminação experimentada e antecipada relatada por pessoas com esquizofrenia.

Graham Thornicroft, Elaine Brohan, Diana Rose, Norman Sartorius, Morven Leese, para o INDIGO Study Group

Artigo Completo 



CLÀSSICOS DA PSICOPATOLOGIA

Artigo

Kraepelin e a questão da manifestação clínica das doenças mentais

No artigo de 1920 intitulado “Die Erscheinungsformen des Irreseins”, publicado já na maturidade teórica de Kraepelin, o grande autor alemão propõe uma releitura de suas concepções sobre a psicopatologia, considerando que as manifestações clínicas das doenças mentais não são jamais expressão direta dos processos mórbidos subjacentes. Elas dependem de uma complexa interação com o sujeito e sua história, no qual tal alteração se instala e inscreve.
Palavras-chave: Kraepelin, psicopatologia, doenças mentais – formas de manifestação, processos mórbidos

Mário Eduardo Costa Pereira

Artigo Completo 



Ensaio

As formas de manifestação da insanidade

Com muita frequência nos últimos tempos manifestou- se a opinião de que a pesquisa em psiquiatria clínica chegou de certa forma a um ponto de estagnação.1 O método até hoje empregado para delimitar as várias formas de doença – considerando as causas, os sintomas, a evolução e o desenlace assim como a causa mortis – estaria desgastado e não seria mais suficiente: novos caminhos, portanto, deveriam ser buscados. Não podemos deixar de dar certa razão a afirmações como essa. Quando pela primeira vez se começou a examinar tecidos sobre lâminas ao microscópio, a cada dia se faziam novas descobertas; hoje só é possível conseguir avanços significativos com a utilização de recursos técnicos muitíssimo sofisticados.

Emil Kraepelin

Artigo Completo 



HISTÓRIA DA PSIQUIATRIA

Artigo

Medicina, educação e psiquiatria para a infância: o Pavilhão-Escola Bourneville no início do século XX

Este trabalho analisa a criação do Pavilhão-Escola Bourneville do Hospício Nacional de Alienados no início do século XX, primeira instituição brasileira para a assistência a crianças anormais. Destaca o conhecimento então produzido sobre os diagnósticos relativos à infância e sobre o método médico- -pedagógico empregado no Pavilhão. Busca-se assim perceber as vias pelas quais a criança se constituiu em objeto da ciência psiquiátrica e das políticas públicas a ela relacionada naquele período.
Palavras-chave: Infância, psiquiatria, medicina, educação

Renata Prudencio da Silva

Artigo Completo 



MEDICINA DA ALMA

Artigo

A subversão das paixões na primeira modernidade: entre psicopatologia e sabedoria

Este artigo focaliza o caráter violento e subversivo das paixões da alma a partir da leitura de fontes médicas e filosóficas da primeira modernidade que examinam a natureza e a manifestação das paixões. Conclui-se que na época discutia-se as relações entre as psicopatologias e a violência do pathos, o que problematizava a noção que identificava saúde psíquica e sabedoria.
Palavras-chave: Paixão, saúde psíquica, história da psicopatologia

Paulo José Carvalho da Silva

Artigo Completo 



Ensaio

As paixões em geral Da sabedoria, Livro I, Capítulo 20

Paixão é um movimento violento da alma em sua parte sensitiva, o qual ocorre ou para seguir aquilo que a alma pensa ser bom ou para fugir daquilo que ela pensa ser nocivo. É importante saber como se formam esses movimentos, como eles nascem e se aquecem em nós. O que nós podemos representar por meio de diversos modos e comparações, primeiramente pela observação de sua emoção e impetuosidade.

Pierre Charron

Artigo Completo 



RESENHA DE LIVROS

Orientações para uma psicanálise contemporânea André Green São Paulo: SBPSP; Rio de Janeiro: Imago, 2008. 376 p.

A tradução recente do livro de André Green Idées directrices pour une psychanalyse contemporaine: Méconnaissance et reconnaissance de l’inconscient (2002), realizada pela parceria do departamento de publicações da SBPSP e da Editora Imago, deve ser vista pela comunidade psicanalítica brasileira como um acontecimento. Cabe, portanto, agradecer ao organizador desta excelente tradução, o dr. Paulo César Sandler, por esta bem-vinda iniciativa.

Talya Candi

Artigo Completo 



Apresentação de Medicina teológica (1794) Francisco de Melo Franco Rio de Janeiro: Ministério da Cultura/Fundação Biblioteca Nacional, 2008. 152 p.

Francisco de Melo Franco publicou em 1794 um livro polêmico na história da medicina em língua portuguesa. O título era um programa: Medicina theologica; ou, Supplica humilde, feita a todos os senhores confessores, e directores, sobre o modo de proceder com seus penitentes na emenda dos peccados, principalmente da lascívia, cólera e bebedice. A obra tendia mais para a medicina do que para a teologia, em que pese a força do título. Afrânio Peixoto e Affonso Arinos consideravam Melo Franco – não sem uma dose de exagero – como o antecessor de Freud, em virtude de certos aspectos psicossomáticos que despontam em sua difusa medicina. O fato é que o livro provocou grande escândalo e a edição foi apreendida, sem que se descobrisse ao certo quem o escrevera. Cinco anos depois, frei Manoel de Santa Anna responde àquela obra, publicando as Dissertações Theologicas Medicinaes para que não se contaminem com os abominaveis erros de um livro intitulado Medicina Theologica cujos erros refuta nesta obra.

Marco Lucchesi

Artigo Completo 



Estridente Strindberg

Composto de um ensaio e do prefácio em português e em alemão, e da tradução da peça O pai de August Strindberg, Estridente Strindberg, de autoria de Gisálio Cerqueira Filho, traz mais uma valiosa contribuição para o campo da ciência política associado aos estudos da psicopatologia fundamental. Cientista político, sociólogo e humanista de longa data, Gisálio recorre mais uma vez ao uso de uma interpretação rica em detalhes da peça de Strindberg, utilizando o recurso à psicopatologia, como método de análise da dramaturgia de cunho intimista do autor sueco.

Daniella Amaral Diniz da Silva

Artigo Completo 



RESENHA DE ARTIGOS

“Não fica louco quem quer”

Em “Formulações sobre a causalidade psíquica”, de 1946, Lacan diz: “É realmente verdade que, como escrevêramos numa fórmula lapidar na parede de nossa sala de plantão, ‘Não fica louco quem quer’” (1998, p. 177). Esta frase, que Lacan julga ser grave, ou precisa o suficiente para residir em uma lápide, é desconcertante por algumas razões. Em primeiro lugar, porque podemos imaginar que na parede da sala de plantão não havia apenas “fórmulas lapidares”, mas provavelmente mais escatologia do que sabedoria. Segundo, porque nas salas de plantão que conhecemos – ao lado de imãs de geladeira, avisos empoeirados e as escalas de trabalho do mês – não costumamos encontrar qualquer formulação que ultrapasse o senso comum ou algumas gastas formulações de autoajuda. Terceiro, porque na frase referida por Lacan, está presente, de fato, uma concepção daquilo que faz de um louco, um louco.

Guilherme Gutman

Artigo Completo