Revistas > Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental > Volumes > Volume 10, Número 4, dezembro de 2007


Editorial (Editorial)
 

O método clínico – 2 
(The clinical method – 2)
Manoel Tosta Berlinck

Artigo Completo

Artigos (Articles)

A dimensão psicopatológica da LER/DORT (Lesões por esforços repetitivos/Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho)
(The psychopathological dimension of Repetitive Strain Injuries andsimilar physical disorders)
Ana Luiza Pires Batista Echeverria e Mário Eduardo Costa Pereira

Resumo

As DORTs respondem por 80 a 90% dos casos de doenças profissionais registrados na Previdência Social. Configura-se num relevante problema do trabalho, social e econômico. Hoje a DORT já não pode mais ser explicada unicamente por processos biológicos ou fisiológicos. O artigo pretende demostrar que a DORT é carregada de componentes subjetivos decisivos na instalação da doença e apontar para a necessidade de se estudar sua dimensão psicopatológica.

Palavras-chave: Lesões por esforços repetitivos/Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT), doenças ocupacionais, psicopatologia, subjetividadeArtigo Completo

Freud e o caso AB: entre a esperança e a ruína
(Freud and the Case of AB, between hope and ruin)
Sérgio de Gouvêa Franco e Karin Wondracek

Resumo
O artigo recupera um desconhecido caso de Freud, do qual a correspondência Freud & Pfister dá fragmentárias notícias. As cartas trocadas entre 1924 e 1927 fornecem informações sobre o encaminhamento, a difícil evolução do tratamento de AB e o sofrimento de Freud ao atendê-lo. Os avanços e recuos do problemático caso estão relacionados com as vicissitudes da vida de Freud, com os avanços da psicanálise e com os acontecimentos sociais e políticos à época. Pacientes como AB, com problemáticas narcísicas e esquizóides, afirma o artigo, continuam chegando aos consultórios dos analistas hoje.

Palavras-chave: Caso AB, correspondência Freud & Pfister, história da psicanálise, personalidades narcísicas e esquizóides
Artigo Completo

Luto insólito, desmentido e trauma: clínica psicanalítica com mães de bebês
(Unusual mourning, denial and trauma: psychoanalytic clinic withmothers and babies)
Vera Iaconelli

Resumo
Neste artigo busca-se compreender as dificuldades de elaboração do luto decorrente de óbito de feto ou de recém-nascido, a que chamaremos genericamente de luto perinatal, a partir das idéias de desmentido e trauma. Consideramos que as peculiaridades deste luto, que não costumam ser reconhecidas pelo entorno, acarretam efeitos nefastos no psiquismo da mulher. Efeitos estes observáveis na clínica, muitas vezes, por intermédio do restante da prole.

Palavras-chave: Psicanálise, luto, psicopatologia, vínculo mãe-bebê
Artigo Completo

À procura de um encontro perdido: o papel da “preocupação médico-primária” em UTI neonatal 624
(In search of a lost encounter: the role of “primary medical concern” in a neo-natal ICU)
Denise Streit Morsch e Maria Cristina (Nina) de Almeida Braga

Resumo
Este trabalho tem por objetivo discutir o conceito de “preocupação médica-primária” (Agman et. al.) demonstrando sua função facilitadora das relações iniciais entre a mãe e o bebê internado. Parte do pressuposto de que este foco por parte da mãe sobre os parâmetros clínicos do recém-nascido é um rito de passagem que conduz à instalação da “preocupação materna-primária” (Winnicott). Para as autoras trata-se de um recurso estratégico que permite aos membros da díade mãe-bebê – auxiliados por parceiros como o pai, os avós, o próprio bebê e a equipe de cuidados intensivos – contornar as vicissitudes próprias a quem tem que se constituir como sujeito em meio a um ambiente potencialmente traumático como o de uma UTI neonatal.

Palavras chaves: Prematuridade, relação mãe-bebê, UTI neonatal, construção da subjetividade
Artigo Completo

L’âge: une contre-indication au traitement psychique?
(Age: a counter-indication for psychological treatment?)
François Villa

Resumo
L’âge est-il une contre-indication au traitement psychique ? L’auteur montre que, derrière la question de l’âge, c’est la dimension économique qu’il faut prendre en considération. 

Mots clés: Économique (dimension), pulsion, traitement psychique, vieillissement
Artigo Completo

Saúde mental (Mental health) 

Artigo:
O manejo da identificação imaginária em grupos de psicóticos
(Managing imaginary identification in groups of psychotics)
Adriana Renna de Vitta e Paulo de Carvalho Ribeiro

Resumo
Este artigo tem como cerne a identificação imaginária na abordagem psicanalítica de psicóticos reunidos em dispositivo de pequeno grupo. O estudo das teorias psicanalíticas no funcionamento e no manejo terapêutico dos grupos monossintomáticos forneceu o ponto de partida de nossa investigação. A especificidade da identificação na psicose e a possibilidade de estimular a criação de laços sociais entre psicóticos em pequenos grupos através do processo identificatório foi o tema principal deste trabalho.

Palavras-chave: Psicose, identificação, pequenos grupos, laço social
Artigo Completo

Observando a medicina (Observing medicine)

Artigo
Explicação diversa para a origem do câncer, com foco nos cromossomos, e não nos genes, ganha corpo no establishmentcientífico
(A different explanation for the origin of cancer, focused on chromosomes rather than on genes, takes on greater weight in the scientific establishment )
Mônica Teixeira

Resumo
O conhecimento construído ao longo dos últimos 30 anos na pesquisa sobre o câncer, baseada principalmente no método reducionista, postula que a doença é genética – quer dizer, resultado de mutações ocorridas em certos genes do genoma da célula, especialmente aqueles envolvidos em mecanismos de reparo do DNA. Um eminente e controverso virologista da Universidade da Califórnia em Berkeley, Peter Duesberg, propõe que a transformação da célula normal em célula cancerosa é desencadeada não por mutações genéticas, mas por uma instabilidade em seus cromossomos, tão extensa que leva à formação do que o cientista chama de “nova espécie” celular. Duesberg, desde 1987, afirma que o HIV não causa AIDS.

Palavras-chave: Câncer, genética, oncologia, aneuploidias
Artigo Completo

Observando a psiquiatria (Observing psychiatry) 

Artigo
A construção do diagnóstico psiquiátrico
(The construction of psychiatric diagnosis)
Fernando Portela Câmara

Resumo
Neste texto abordo a formação do diagnóstico psiquiátrico moderno como uma instância científica, oriunda do pensamento hipotético-dedutivo que inaugurou a linguagem científica no século XIX e a medicina moderna.

Palavras-chave: Diagnóstico psiquiátrico, psiquiatria científica, Kraepelin
Artigo Completo

Clássicos da psicopatologia (Classics of psychopathology)

Artigo
Griesinger e as bases da “Primeira psiquiatria biológica”
(Griesinger and the bases of the “First biological psychiatry”)
Mário Eduardo Costa Pereira

Resumo
Wilhelm Griesinger foi um personagem central na história da psiquiatria alemã. Considerado por muitos como um dos “pais da psiquiatria biológica”, sua obra, na verdade, é extremamente complexa, apoiando-se em uma sofisticada teoria do eu e das desestruturação dos processos mentais na psicopatologia.

Palavras-chave: Griesinger, Eu, psicose única, psiquiatria
Artigo Completo

Ensaio
Tratado sobre patologia e terapêutica das doenças mentais
(Treatise on the pathology and therapeutics of mental diseases)
Wilhelm Griesinger
Artigo Completo

Medicina da alma (Medicine of the soul)

Artigo
Do príncipe triste ao rei médico de almas
( the sad prince to the king doctor of souls)
Paulo José Carvalho da Silva

Resumo
Este artigo investiga a função do relato do rei português Dom Duarte (1391-1438) sobre sua experiência pessoal com a tristeza na obra Leal Conselheiro. Conclui-se que o recurso ao argumento autobiográfico confere confiabilidade ao discurso consolatório, ao mesmo tempo em que indica a importância da análise da própria dor na constituição de sua medicina da alma.
Palavras-chave: Medicina da alma, consolação, tristeza, dor, Dom Duarte
Artigo CompletoEnsaio

Dom Duarte    Da maneira que fui doente do humor menencorico e d’el guareci

Artigo Completo 

História da Psiquiatria Guilherme Gutman    Raça e psicanálise no Brasil. O ponto de origem: Arthur Ramos

Artigo Completo   Arthur Ramos
    O negro brasileiro: etnografia religiosa e psicanálise    (Brazilian blacks: religious ethnography and psychoanalysis)

Artigo Completo
Resenha de livros (Book reviews)
Betty B. Fuks

     O gozo na experiência e teoria psicanalítica

Artigo Completo