Revistas > Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental > Volumes > Volume 18, Número 1, março de 2015

Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, volume 18, número 1, março de 2015

SUMÁRIO / CONTENTS

EDITORIAL

La figura de Pichon-Rivière y la condición latinoamericana

Horacio González“Los textos rotos, los rezagos”Al indagar sobre la condición latinoamericana de Enrique Pichon-Rivière, Horacio González concluye en que “el latinoamericanismo no es otra cosa que la visita absolutamente libre, libertaria, a los textos más importantes de la contemporaneidad, que son los textos rotos, los rezagos de una civilización a la espera de que otra los complete”. 

PDF

CONFERÊNCIAQue saúde esperar ao final de uma análise?Tania Coelho dos Santos Para Freud, a neurose consiste em responder aos acontecimentos da vida de forma incapacitante, diferentemente da resposta do homem sadio que os ultrapassa. Que saúde poderíamos esperar, então, ao final de uma análise? Um analista não poderia prometer mais do que a substituição da miséria neurótica pela infelicidade comum, banal, cotidiana? Freud advoga que o que se alcança por meio de uma análise não é o sintoma sexual que o sujeito apresentava ao iniciá-la, e sim sua redução a um resto incurável. A análise produz um estado que nunca surge espontaneamente no ego e que esse estado recentemente criado constitui a diferença entre uma pessoa que foi analisada e outra que não foi. 

PDF

ARTIGOSLugares de la negación en la obra freudiana Niklas Bornhauser y Pablo Rosales La negación es un concepto relevante para el psicoanálisis. Suele pensarse como una reacción defensiva frente a aquello que surge desde el inconsciente y amenaza la estructura simbólica que rige sobre la consciencia. Sin embargo, la negación puede ser concebida como una operación compleja, que obedece no sólo a uno, sino a múltiples territorios simbólicos. Una lectura transversal permite conjeturar que la negación puede ser pensada no solo como condición de emergencia para lo reprimido, sino también como puntapié inicial para la producción subjetiva en sí. 

PDF

Figure culturelle de la puberté: l’adolescent et le sportCristina Lindenmeyer S’il existe un corps qui interroge l’envers de la culture et met à l’épreuve la dynamique pulsionnelle c’est bien le corps pubère. Lieux de transformation et de métamorphoses importantes, le corps pubère bouscule les certitudes infantiles et réactive le complexe d’OEdipe, venant de ce fait interroger le social. Comment l’adolescent s’y prend-il pour supporter cette traversée dans la «tempête»? Le bouleversement pulsionnel met-il en échec la symbolisation de l’adolescent? Quels sont les fantasmes réactivés par la transformation pubertaire? Comment la société prend-elle en compte les modalités subjectives présentes dans cette période? Dans ce texte l’auteur propose une réflexion sur la pratique du sport engagée comme solution de compromis pour négocier avec la dynamique pulsionnelle bouleversée par le réel du corps pubère. Une figure clinique vient illustrer le propos. 

PDF

Temporalidad psíquica y subjetivación en la adolescencia Rodrigo Cornejo Portilla La crisis de la adolescencia encuentra su explicación en la actualización del conflicto edípico, demostrando por primera vez una ritmicidad y una estructura temporal en retroactividad que deshace los modelos del tiempo lineal, ubicando así a la adolescencia como el paradigma de la temporalidad de los procesos psíquicos en el sujeto. 

PDF

A mulher: um sintoma para o homem?Maria Anita Carneiro Ribeiro, Danielle Belo Lamarca, Martha Ribeiro da Fonseca e Laura Monteiro Junqueira Na última década de seu ensino, Jacques Lacan propõe que uma mulher pode ser um sintoma para um homem. Este artigo revê uma abordagem da teoria freudiana da identificação de gêneros para discutir a proposta de Lacan. 

PDF

Ambiente violento, infância perdida?Ana Carolina Dias Vieira e Silvia Maria Abu-Jamra Zornig O objetivo deste artigo é investigar a constituição emocional e psíquica de crianças de duas favelas do Rio de Janeiro, onde são constantemente expostas a uma realidade de medo, terror e desamparo, e o potencial traumático precisa ser considerado. Baseado em uma prática clínica ampliada desenvolvida com essas crianças, o artigo discute o papel da hospitalidade e empatia fornecidas pela comunidade que parecem contribuir para um desenvolvimento saudável. Um desenvolvimento emocional precoce, no entanto, pode ser observado como medida de proteção desenvolvida pelas crianças numa tentativa de “sabiamente cuidar de si”. 

PDF

CLÁSSICOS DA PSICOPATOLOGIAARTIGOSobre a loucura religiosaB. Ball SUMÁRIO – O que é a monomania ou o delírio parcial? – Loucura religiosa. – Sua frequência na nossa época. – História de dois pacientes. – Loucura religiosa exaltada ou teomania. – Influência do nascimento e da educação. – Influência da puberdade. – Período de desenvolvimento da loucura religiosa. – Alucinações da visão e da audição. – Incapacidade de trabalho. – Atividade irrequieta. – Excitação sexual. – Modo inicial. –Epidemias de delírio místico. – Ideias ambiciosas. – A teomania na fase desenvolvida. – O reino das alucinações. – Mutilações. – Castração. – Crucificação. – Sacrifícios humanos. – Período de declínio. – Prognóstico.Loucura religiosa depressiva ou demonomania. – Três formas. – Causas frequentemente frívolas na aparência. – Doença mais frequente nos protestantes. – Consequências. – Mutilações. – Assassinatos. – Crença naimortalidade. – Impulso para o suicídio. – Condenados. – Possuídos. – Bruxos. – Práticas dos bruxos. – O prognóstico menos grave do que na forma exaltada. 

PDF

HISTÓRIA DA PSIQUIATRIAARTIGOIdentidades inestables: el síndrome borderline y la condición postmoderna Enric J. Novella Partiendo de un análisis de las profundas transformaciones sociales y culturales que justifican lo que se describe como la nueva subjetividad expresiva propia de la modernidad tardía, el presente ensayo trata de mostrar su afinidad constitutiva con la patología de la identidad que numerosos autores consideran central no solo en el síndrome borderline o narcisista, sino también en buena parte de los trastornos mentales más frecuentes y representativos de nuestro tiempo. 

PDF

OBSERVANDO A PSIQUIATRIA
ARTIGOValores conflitantes na produção do DSM-5: o “caso” da síndrome psicótica atenuada Arthur Maciel Nunes Gonçalves, Clarissa de Rosalmeida Dantas e Cláudio E. M. Banzato O debate sobre a possível inclusão da síndrome psicótica atenuada como diagnóstico oficial no DSM-5 foi atravessado por diversos valores em torno dos quais argumentadores a favor ou contra a criação dessa nova categoria se dividiram. As defesas de tais valores geraram posições divergentes, mas igualmente legítimas e bem fundamentadas, e trouxeram consigo questionamentos importantes para o cenário potencialmente inovador da psiquiatria preventiva contemporânea. Entre eles, a preocupação ética com o sofrimento, os riscos associados às ações de prevenção e a importância do papel dos valores na formulação de categorias diagnósticas e na própria prática psiquiátrica. 

PDF

LITERATURA, PSICOPATOLOGIADos modelos à função críticaMarta Regina de Leão D’Agord, Rafael Cavalheiro e Rukaya Hasan Na ciência, modelos podem ser analogias provindas de outros campos. A narrativa literária da vivência de desencontro com a própria imagem no espelho é uma metáfora da subjetivação como um processo a partir de uma alteridade que a precede. Se Lacan estabeleceu uma analogia com um experimento da óptica a fim de elaborar um modelo desse processo psíquico, a literatura, por sua vez, dispõe das metáforas que funcionam como modelos de fenômenos psíquicos devido à sua função crítica.

PDF

RESENHAS BIBLIOGRÁFICASUm psicanalista em seu tempoNelson da Silva Junior Caso devesse escolher apenas uma palavra para apresentar o autor principal desse livro, ela seria a generosidade, a capacidade de partilha e doação ao outro sem espera de nada em troca. Os coautores deste livro, Manoel Berlinck e Karin Wondracek, seus amigos pessoais, certamente o conhecem bem e concordariam com esta pocket presentaton de Sérgio Franco. Ao leitor, gostaria de dizer que ele escreve tal como fala: Sérgio tem um pensamento vivaz, argumentação límpida, erudição surpreendente em áreas aparentemente excludentes, tudo isso movido por uma pulsação de afetos plena de humanidade. Note-se: humanidade, não humanismo, pois a primeira remete à humildade de reconhecer os limites do humano e à busca paciente por uma melhoria. O humanismo, por sua vez, aponta à exigência dos ideais. Resulta desta rara combinação um homem admirável, um psicanalista ímpar e um autor exemplar. 

PDF

Os mundos da psiquiatria Ana Lúcia Moreira Desde as suas origens que a psiquiatria se constitui em inter-relações. Os tratamentos psicofarmacológicos vieramrevolucionar a prática psiquiátrica e, o que mais releva, as perspectivas dos seus beneficiários. Das prisões aos asilos, dos asilos aos hospitais, assiste-se cada vez mais à integração dos doentes em serviços não psiquiátricos. Fruto do aumento de conhecimentos sobre as causas e factores moduladores das doenças psiquiátricas, é hoje possível trabalhar em conjunto com outras especialidades para o melhor tratamento da pessoa no seu todo. 

PDFLEIA TAMBÉMINSTRUÇÕES AOS AUTORES

CAPA / COVER Capa: Teresa BerlinckImagem da capa: Teresa Berlinck, Moicanos e Velha, 2014. Óleo sobre tela, 40cm x 30cm.